UM PANORAMA DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA FEUSP NO TRIÊNIO 2015-2017
Visualizações: 46DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8642Palabras clave:
Educação Superior, Universidade de São Paulo, InternacionalizaçãoResumen
La internacionalización de la Enseñanza Superior está insertada en el contexto de la expansión geográfica y en la instauración de puentes académicos entre enseñanza, investigación y extensión. Constituye un proceso que resulta en idas y venidas de estudiantes de pregrado, de posgrado, funcionarios y docentes universitarios, los cuales tienen vivencias formativas, tanto académicas como culturales. Esta es la temática del presente trabajo, que tiene como objetivo general presentar un panorama de las actividades de internacionalización realizadas en la Faculdade de Educação de la Universidade de São Paulo (FEUSP), en el período de 2015 a 2017. Para ello, fueron identificados flujos y rutas de internacionalización, a través de un estudio cuantitativo, que tuvo como base de análisis los datos disponibles en los informes anuales realizados por la Comisión de Cooperación Nacional e Internacional (CCInt) de la mencionada facultad, que incluyen acciones derivadas tanto de acuerdos con instituciones de enseñanza superior, departamentos, facultades como aquellas realizadas a partir de iniciativas individuales e intereses diversos. Fueron destacadas tendencias y disparidades con relación a los grupos involucrados, así como variaciones en las rutas elegidas.
Citas
ALUNO FEUSP de Graduação. FEUSP, São Paulo, 2018. Disponível em:
https://tinyurl.com/yco9eyfl. Acesso em: 30 set. 2018.
APRESENTAÇÃO. FEUSP, São Paulo, 2018. Disponível em:
https://tinyurl.com/y8puh9kj. Acesso em: 30 set. 2018.
BECK, Ulrich. O que é a globalização? Equívocos do globalismo respostas à globalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
DECLARAÇÃO DE BOLONHA. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-n%C3%A3o-Inseridos-nas-Delibera%C3%A7%C3%B5es-da-ONU/declaracao-de-bolonha-1999.html>. Acesso em: 27 mai. 2020.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP. Manual de Normas e Procedimentos. Relatório de Atividades Internacionais da FEUSP. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/feusp/manual-de-normas-e-diretrizes#id_480101. Acesso em: 13 jun. 2020.
G1. USP volta a ser a melhor do país em ranking de universidades da América Latina. G1 on-line. Edição de 30 out. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/10/30/usp-volta-a-ser-a-melhor-do-pais-em-ranking-de-universidades-da-america-latina.ghtml. Acesso em: 10 mar. 2019.
INDICADORES Internacionais. Agência USP de cooperação acadêmica nacional e internacional, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/yb698ojj. Acesso em: 09 nov. 2018.
MOREIRA, Herivelto. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
MOROSINI, Marilia Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em revista. Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 93-112. abr. 2011.
Relatório de atividades internacionais da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação da USP (Ccint) 2015. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1XNNuGCoACmgU4nAjgPG5AKLrZ9mTEeOGtEh2Do_ib3A/edit?usp=sharing. Acesso em: 10 out. 2018.
Relatório de atividades internacionais da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação da USP (Ccint) 2016. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/0B_mmx835NUPnY0VxZUZvd3haeGc/edit?usp=sharing&ouid=114710073901362343169&resourcekey=0-f25WzpsL0Y2wiDJFBvBX7A&rtpof=true&sd=true. Acesso em: 10 out. 2018.
Relatório de atividades internacionais da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação da USP (Ccint) 2017. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/0B-f-Vc-dv6eNbkdCaXpzWWVoT1huV3BlX0ZvdWI3ZjAtLXVj/edit?usp=sharing&ouid=114710073901362343169&resourcekey=0-8_ngFstpOmBzMhTMmFfNkQ&rtpof=true&sd=true. Acesso em: 10 out. 2018.
SOBRE a CCInt-FEUSP. FEUSP, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/ybng82em. Acesso em: 10 out. 2018.
USP [Documento]. Minuta sobre acordo de cooperação acadêmica internacional. São Paulo/SP, s/d. Disponível em: <https://uspdigital.usp.br/mundus/conveniosinternacionaismodelos?codmnu=2058>. Acesso em: 13 jun. 2020.
USP/PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Internacionalização. Disponível em: <http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/internacionalizacao> . Acesso em: 8 mar. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).