A arquitetura do ensino: uma discussão acerca de língua/literatura na universidade e na escola básica a partir da obra do Padre Antonio Vieira
Visualizações: 572Résumé
O presente trabalho tem por objetivo promover uma discussão acerca da necessária interação entre linguística e literatura, apontando alternativas para o trabalho pedagógico na disciplina de português, no contexto de Ensino Médio. Para tanto, foca-se em atividades desenvolvidas com os chamados “gêneros orais”, relacionando com o texto Sermão da Sexagésima, de António Vieira. Além disso, outra aproximação é visada por este estudo: entre universidade e escola regular, e entre as disciplinas do currículo de formação de professores, considerando, segundo opinião aqui sustentada, que vários dos equívocos no ensino básico são apenas repetição de erros do ensino superior; essa “aproximação” fundamenta-se, principalmente, com as reflexões feitas a respeito do contexto de formação docente inicial.
Palavras-chave: Língua e Literatura. Gêneros Orais. Escola. Universidade. Ensino.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).