A “FASE ACRE” NA ARTE DE GENÉSIO FERNANDES: estereótipo, identidade nacional e discurso
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Arte, Genésio Fernandes, Fase Acre.Résumé
Ainda acadêmica do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, conheci José Genésio Fernandes, professor que me marcou mesmo sem ter me dado aulas, mas com quem sempre pude conversar — muitas vezes demoradamente — sobre o ofício de ser professor, sobre discurso, sobre arte, sobre Brasil... Nele encontrei combinadas as qualidades que me permitem dizer, na esteira das palavras de Cora Coralina evocadas acima, ter ganhado saber e sabedoria. Dos diálogos iniciados nos corredores e transportados depois às mesas-redondas, colóquios, palestras, comunicações, muito do meu percurso acadêmico guarda as marcas da influência desse “mestre humilde”.
Inspirada nessas trocas, apresento neste artigo reflexões suscitadas por uma pesquisa que se ocupou justamente da análise de uma certa representação de Brasil (VILELA-ARDENGHI, 2014) e que é também, em certa medida, fruto desses diálogos travados com Genésio — e com suas obras artísticas, pelas quais nutro grande admiração. Ao longo desse percurso que ora proponho, algumas de suas obras serão também objeto de breves análises.
Références
CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2006.
HOLANDA, Sérgio B. de. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil [1959]. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
LEITÃO, Débora Krischke. Brasil à moda da casa: imagens da nação na moda brasileira contemporânea. 2007. 370 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
MAINGUENEAU, Dominique. O discurso ponográfico. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio [1975]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997
VILELA-ARDENGHI, Ana Carolina. “Minha terra tem palmeiras...”: Aspectos discursivos da construção de um espaço “tipicamente” brasileiro. 2014. 245f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 2014.
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