CURRÍCULO E DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

para além da Semana da Consciência Negra

Visualizações: 505

Auteurs

  • Odair Souza EEB Profª Maria do Carmo de Souza
  • Marcelo Lopes
  • Karina Farias de Moraes
  • João Paulo dos Santos

Mots-clés :

educação para as relações étnico-raciais, Semana da Consciência negra, Projeto político Pedagógico, Currículo, Lei 10.639/2003

Résumé

O presente artigo propõe uma reflexão sobre educação para as relações étnico-raciais a partir da perspectiva das diversidades e das diferenças no currículo da educação básica em um momento do calendário cívico da Escola de Educação Básica Profª Maria do Carmo de Souza em Palhoça/SC. Este  movimento aconteceu na Semana da Consciência Negra em 2021 e envolveu a participação de vários docentes, de diferentes componentes curriculares que de maneira experimental fizeram uma tentativa de implementação da lei 10.639/2003 bem como da educação para as relações étnico-raciais nesta escola. Ao mesmo tempo, discute a importância fundamental do currículo multiétnico e plural, com ênfase no projeto político pedagógico da escola.

Biographie de l'auteur

Odair Souza, EEB Profª Maria do Carmo de Souza

Odair de souza. Bacharel e licenciado em História ( Universidade do Sul de Santa Catarina). Especilista e m Gênero e Diversidade na Escola ( GDE) - UFSC) e Mídias na Educação ( FURG/RS) e Mestre em Ensino de História ( UFSC). Professor na Educação Básica na rede Pública Estadual de Santa catarina.

Références

ANDRADE, Carlos Drummond de. A Rosa do povo. 21ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2000, 2014 p.

ASSIS, Evandro de. Candidato a vereador que tinha suástica nazista na piscina em SC é expulso de partido. NSC TOTAL. 08/10/2020. Disponível em https://www.nsctotal.com.br/colunistas/evandro-de-assis/candidato-a-vereador-que-tinha-suastica-nazista-na-piscina-em-sc-e. Acesso em 26/01/2022.

BERNARDO, Nairim. O que o filme “estrelas além do tempo” tem a ver com sua aula. NOVA ESCOLA, 07 de março de 2018. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4779/o-que-o-filme-estrelas-alem-do-tempo-tem-a-ver-com-a-sua aula?gclid=EAIaIQobChMI0uHo0fbh9QIVhw2RCh0bjA5BEAAYASAAEgLzJvD_BwE . Acesso em 02/02/2022.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do Outro como Não-ser como fundamento do Ser. Tese ( Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. São Paulo: 2005, 339 f.

DIAS, Karina de Araújo. Formação continuada para a diversidade étnico-racial: desafios pedagógico no campo das ações afirmativas na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Dissertação ( Mestrado em Educação). Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011, 277 f.

DIALLO, Cintia Santos; RIZZO, Jakellinny Gonçalves de Souza; ASSIS, Renata Rodrigues de. Projeto Político Pedagógico: possibilidades e limites para a promoção da igualdade racial na escola. In: MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira; TROQUEZ, Marta Coelho Castro. (Orgs.) Educação das relações étnico-raciais: caminhos para a descolonização do currículo escolar. Curitiba: Appris editora, 2018. 255 p.

GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade étnico-racial. In: RAMOS, Marise Nogueira; ADÃO, Jorge Manoel, BARROS, Graciete Maria Nascimento. (Coord.) Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria da Educação Média e Tecnológica, Secretaria de Educação Básica e Tecnológica, 2003, 170 p.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade e currículo. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise. Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008 48 p.

GOMES, Nilma Lino. Limites e possibilidades da implementação da lei 10.639/2003 no contexto das políticas públicas em educação. In: PAULA, Marilene de; HERING, Rosana (Orgs.). Caminhos convergentes: estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro. Fundação Heinrich Boll ActionAid, 2009, pp. 39 – 75.

GOMES, Nilma Lino. Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escolas na perspectiva da lei 10.639/2003. Brasília: MEC/UNESCO, 2012, 424 p.

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da lei 10.639/2003 – desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em revista. Curitiba, nº 47, jan/março 2013, pp. 19 – 23.

IGOR, Renato. Busto de Hitler e suástica nazista somem de loja em SC após denúncia de turista; polícia investiga o caso. NSC TOTAL. 10/08/2021. Disponível em https://www.nsctotal.com.br/colunistas/renato-igor/busto-de-hitler-e-suastica-nazista-somem-de-loja-em-sc-apos-denuncia-de. Acesso em 26/01/2022

IGOR, Renato. Símbolo de apologia ao nazismo não são casos isolados em SC. NSC TOTAL. 11/08/2021. Disponível em https://www.nsctotal.com.br/colunistas/renato-igor/video-simbolos-de-apologia-ao-nazismo-nao-sao-casos-isolados-em-sc . Acesso em 26/01/2022

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Opção decolonial e antirracismo na educação em tempos neofascistas. Revista da ABPN. v. 12, nº 32, Março/maio.2020, pp. 11 – 29.

PEREIRA, Paula de Abreu. A educação das relações étnico-raciais: experiências numa escola pública de Santa Catarina. Dissertação. (Mestrado em Educação). Centro de Ciências da educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011, 318

ROMANO, Giovanna. “Racismo no Brasil é coisa rara”, diz Bolsonaro a Luciana Gimenez. Revista VEJA [online]. 08/05/2019. Disponível em https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/racismo-no-brasil-e-uma-coisa-rara-diz-bolsonaro-a-luciana-gimenez/ Acesso em 02/02/2022.

SANTA CATARINA, Proposta Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio – Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

SANTA CATARINA, Proposta Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio – Formação docente para educação infantil e séries iniciais. Florianópolis: COGEN, 1998.

SANTA CATARINA, Proposta Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio – Temas multidisciplinares. Florianópolis: COGEN, 1998.

SANTA CATARINA, Proposta Curricular de Santa Catarina – formação integral na educação básica. Florianópolis: COGEN, 2014, 117 p.

SANTA CATARINA, Caderno pedagógico – Educação e Diversidade: implantação e implementação das leis nº 11.645/08, nº 10.639/03, nº 11.525/07 e nº 9.795/99 na educação básica e modalidades de ensino. Florianópolis: DIOESC, 2016, 56 p.

SANTA CATARINA, Política de Educação para as Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Florianópolis: SED/SC, 2018, 54

SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED/SC, 2019, 492 p.

SANTA CATARINA. NSC Total – Nazismo em Santa Catarina: investigação aperta cerco a extremista. Caderno NÓS. 11/12/2017 – Disponível em https://www.nsctotal.com.br/noticias/nazismo-em-sc-investigacao-aperta-cerco-a-extremistas. Acesso em 26/01/2022

SILVA, Anderson. Bandeira Nazista é balançada por homem em prédio de Florianópolis; polícia civil investiga. 15/05/2021. NSC TOTAL. – Disponível em https://www.nsctotal.com.br/colunistas/anderson-silva/bandeira-nazista-e-balancada-por-homem-em-predio-de-florianopolis-policia. Acesso em 26/01/2022.

SILVA, Evanildo Alves; BONFIM, Marco Antônio Lima do. A necropolitica do Estado e o racismo antinegro: uma análise discursiva do assassinato de George Floyd. Revista cientifica multidisciplinar núcleo do conhecimento. Ano 6, vol. 11, pp. 48 -65.

SOUZA, Odair de. A educação para as relações étnico-raciais e ensino de história: memórias e experiências de professoras da educação básica. Dissertação.( Mestrado em Ensino de História). Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018, 212 f.

SOUZA, Odair de. A interdisciplinaridade como caminho teórico metodológico para a educação das relações étnico-raciais na educação básica. Revista Digital Formação em Diálogo. Rio de Janeiro, vol. 04, nº 02, dez/2019.

SOUZA, Odair de; PAIM, Elison Antonio. Problematizando o eurocentrismo e desconstruindo o racismo por meio de práticas pedagógicas decoloniais e interculturais. Fronteiras: Revista Catarinense de História. Chapecó, nº 34, 2019/02.

SOUZA, Odair de; FREITAS, Patrícia de. Ensino de História e temas sensíveis em tempos de pandemia: dilemas e impertinências. Fronteiras: Revista Catarinense de História. Chapecó. nº 37, jul/dez/2021, pp. 118 – 133.

SOUZA, Odair de; LIMA, Valdemar de Assis. História e Cultura Africana na Educação Básica: entre dilemas e propostas de ensino. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem. UEMS/Campo Grande/MS, vol. 05, nº 10, pp. 68 -79. 2021

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. ( Org.) Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2005.

WALSH, Catherine. Gritos, grietas y siembras de vida: entretejeres de lo pedagógico y lo decolonial. In: WALSH, Catherine. Pedagogias decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito/Equador: Abya Yala, 2017, Tomo II, 560 p.

Téléchargements

Publiée

2022-10-22

Comment citer

Souza, O., Lopes, M. ., Moraes, K. F. de ., & dos Santos, J. P. . (2022). CURRÍCULO E DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:: para além da Semana da Consciência Negra. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612222. Consulté à l’adresse https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6876