ENSINO DE HISTÓRIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS:

derrubando barreiras de acesso ao conhecimento

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Auteurs

Mots-clés :

Ensino de História; Educação inclusiva; relato de prática.

Résumé

No texto são apresentados relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de História com estudantes com deficiência e transtornos, matriculados no Ensino Fundamental II, em sala de aula regular. Com o objetivo de discutir a relevância das aulas de História para a formação da cidadania, são analisados os desafios que a presença desses estudantes possibilita para que a cultura escolar seja repensada, de modo que a diversidade humana seja reconhecida e considerada, tanto nas práticas sociais quanto no percurso acadêmico. Para atingir tal propósito, realizamos uma revisão teórica sobre a Educação Especial no Brasil (MENDES, 2006; LANITI e MANTOAN, 2021), mapeamos a presença de estudantes com deficiência na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e analisamos os relatos a partir de categorias - conhecimentos prévios e ensino de História (BITTENCOURT, 2009; GUIMARÃES, 2012), inserção na cultura escolar e seus artefatos simbólicos (JULIA, 2001; FERNANDES, 2008; VIÑAO, 2008). Para a condução desta reflexão, a abordagem metodológica escolhida se aproxima da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997) pois,  através dos relatos e reflexões sobre a prática em sala de aula, são delimitadas as categorias de análise. Através de situações didáticas propostas para os estudantes L. (cadeirante), V.B. e G. (autistas) e P. e T. (deficientes intelectuais), o texto discute as estratégias de adaptação curricular, a mobilidade desses estudantes na cultura escolar e os objetivos acadêmicos do ensino de História.

Biographie de l'auteur

Adriana de Carvalho Alves, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda pelo programa de “Educação, Arte e História da Cultura” (em curso), Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pesquisa relacionada ao acolhimento de estudantes imigrantes na rede pública de ensino de São Paulo. Mestre em Integração da América Latina (2013), PROLAM/USP, com dissertação relacionada aos povos originários do Brasil e Argentina. Especialista em “História, Sociedade e Cultura” (2010), PUC/SP. Licenciada em História (2007) e Pedagogia (2013). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2002, tendo atuado em Educação Infantil em CEI e EMEI (2002-2012), e atualmente é professora de Ensino Fundamental II e Médio, História. Entre os anos de 2014 e 2016 compôs a Equipe Pedagógica do Núcleo de Educação Étnico-racial, desenvolvendo atividades de formação continuada relacionadas a implementação das leis federais 10.639/03 e 11.645/08 e lei municipal 16.478/16.

Références

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São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.Orientações para atendimento de estudantes : altas habilidades / superdotação. São Paulo: SME/ COPED, 2021b.

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VIÑAO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

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Publiée

2022-10-22

Comment citer

Alves, A. de C. (2022). ENSINO DE HISTÓRIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS: : derrubando barreiras de acesso ao conhecimento. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612224. Consulté à l’adresse https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/7090