A COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE ANGOLA E BRASIL A PARTIR DA FALA DE SEUS ATORES

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DOI :

https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8550

Mots-clés :

Cooperação acadêmica, Educação, Angola, Brasil

Résumé

Neste artigo, temos por objetivo discutir um caso de internacionalização no Eixo Sul-Sul. A partir da participação na Cooperação Bilateral entre Brasil e Bulgária (2010 - 2020), formulamos a hipótese de que junto às questões oficiais desse tipo de trabalho, há um elemento oficioso pouco abordado, o fascínio pelo Eixo Norte. Tendo em vista a exemplaridade do caso, o argumento será desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, apoiada em documentos e referências bibliográficas concernentes ao tema. Chegamos à conclusão de que embora essa hipótese possa ser confirmada tanto no que diz respeito ao trabalho já realizado quanto em relação às orientações para trabalhos futuros, o cenário está mudando. As parcerias Sul-Sul podem tornar o Norte um destino e referência possível dentre outras. No mais, o presente trabalho funciona como um  registro e incentivo para publicações que gerem conhecimento sobre iniciativas semelhante visto a necessidade de reunir, aferir e sistematizar dados sobre a internacionalização no Brasil. 

 

Biographie de l'auteur

Lucilene Soares da Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora doutora de Literaturas de língua Portuguesa da UEMS (Unidade de Campo Grande).

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Publiée

2024-10-14

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Costa, L. . S. da. (2024). A COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE ANGOLA E BRASIL A PARTIR DA FALA DE SEUS ATORES. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 10(16), 125–145. https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8550