A COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE ANGOLA E BRASIL A PARTIR DA FALA DE SEUS ATORES

Visualizações: 28

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8550

Mots-clés :

Cooperação acadêmica, Educação, Angola, Brasil

Résumé

Neste artigo, temos por objetivo discutir um caso de internacionalização no Eixo Sul-Sul. A partir da participação na Cooperação Bilateral entre Brasil e Bulgária (2010 - 2020), formulamos a hipótese de que junto às questões oficiais desse tipo de trabalho, há um elemento oficioso pouco abordado, o fascínio pelo Eixo Norte. Tendo em vista a exemplaridade do caso, o argumento será desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, apoiada em documentos e referências bibliográficas concernentes ao tema. Chegamos à conclusão de que embora essa hipótese possa ser confirmada tanto no que diz respeito ao trabalho já realizado quanto em relação às orientações para trabalhos futuros, o cenário está mudando. As parcerias Sul-Sul podem tornar o Norte um destino e referência possível dentre outras. No mais, o presente trabalho funciona como um  registro e incentivo para publicações que gerem conhecimento sobre iniciativas semelhante visto a necessidade de reunir, aferir e sistematizar dados sobre a internacionalização no Brasil. 

 

Biographie de l'auteur

Lucilene Soares da Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora doutora de Literaturas de língua Portuguesa da UEMS (Unidade de Campo Grande).

Références

ALTBACH, Philip. Global perspectives on higher education. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2016.

ANDRÉ, Marli. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados de pesquisa qualitativa. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, [s.v.], n. 45, p. 66-71, maio 1983.

ANGOLA. Ministério do Planejamento. Angola 2025. Angola um país com futuro: sustentabilidade, equidade, modernidade. Vol. II. Luanda: Ministério do Planejamento, 2007. Disponível em: https://www.angonet.org/dw/sites/default/files/online_lib_files/angola_plan_2000-2025.pdf. Acesso em: 2 fev. 2022.

ANGOLA. Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Lista actualizada de Instituições públicas e prIvadas de Angola. Luanda, Dez. 2022. Disponível em: https://mescti.gov.ao/ao/documentos/lista-actualizada-das-ies-publicas-e-privadas-angolanas-dezembro-2022/

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto. São Paulo: Almedina Brasil, 2016.

CARVALHO, Paulo. Evolução e crescimento do ensino superior em Angola. In: Revista Angolana de Sociologia, [s.v.], n. 09, p. 51-68, junho de 2012. Disponível em: http://journals.openedition.org/ras/422. Acesso em: 21 set. 2021.

COSTA, Lucilene; BARZOTTO, Valdir. A internacionalização acadêmica entre Angola e Brasil. In: BARZOTTO, Valdir et al. Quando a pesquisa conta. São Paulo: FEUSP, 2022.

CORREIA FILHO, João Manuel et al. Os desafios dos docentes estrangeiros perante os constrangimentos atuais no ensino superior em Angola. In: Revista Educación, Política y Sociedad, vol. 6, n. 2, p. 228-245, 2021.

CORTESÃO, Luiza; STOER, Stephen. Cartografando a transnacionalização do campo educativo: o caso português. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Editora Cortez, 2005. p. 377-416.

DIÁRIO DA REPÚBLICA. Decreto nº 5, de 07/04/2009. Cria as regiões académicas que delimitam o âmbito territorial de atuação e expansão das instituições de ensino superior. Angola, Iª série, nº 64, p. 1707-1708.

LIBERATO, Ermelinda. Reformar a reforma: Percurso do ensino superior em Angola. In: Revista Transversos, Rio de Janeiro, [s.v.], n. 15, p. 63-84, 2019.

MOROSINI, Marília. O estado do conhecimento sobre a internacionalização do ensino superior: conceitos e práticas. In: Revista Educar, Curitiba, [s.v.], n. 28, p. 107-128, 2006.

PARIZOT, Isabelle. A pesquisa por questionário. In: PAUGAN, Serge (Org.). A pesquisa sociológica. Trad. Francisco Morás. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 85-101.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos da globalização. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 25-102.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2020.

SARAIVA, José Flávio. A África no século XXI: um ensaio acadêmico. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2015.

SENA, Isael; PEREIRA, Marcelo; GOMES, Maria de Fátima. A cooperação Brasil e Angola por meio da pesquisa em educação. In: Revista Contemporânea de Educação, vol. 14, n. 29, p. 175-192, 2019.

ZAU, Filipe. Angola: trilhos para o desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta, 2002.

Téléchargements

Publiée

2024-10-14

Comment citer

Costa, L. . S. da. (2024). A COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE ANGOLA E BRASIL A PARTIR DA FALA DE SEUS ATORES. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 10(16), 125–145. https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8550