A COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE ANGOLA E BRASIL A PARTIR DA FALA DE SEUS ATORES

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8550

Palabras clave:

Cooperação acadêmica, Educação, Angola, Brasil

Resumen

Neste artigo, temos por objetivo discutir um caso de internacionalização no Eixo Sul-Sul. A partir da participação na Cooperação Bilateral entre Brasil e Bulgária (2010 - 2020), formulamos a hipótese de que junto às questões oficiais desse tipo de trabalho, há um elemento oficioso pouco abordado, o fascínio pelo Eixo Norte. Tendo em vista a exemplaridade do caso, o argumento será desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, apoiada em documentos e referências bibliográficas concernentes ao tema. Chegamos à conclusão de que embora essa hipótese possa ser confirmada tanto no que diz respeito ao trabalho já realizado quanto em relação às orientações para trabalhos futuros, o cenário está mudando. As parcerias Sul-Sul podem tornar o Norte um destino e referência possível dentre outras. No mais, o presente trabalho funciona como um  registro e incentivo para publicações que gerem conhecimento sobre iniciativas semelhante visto a necessidade de reunir, aferir e sistematizar dados sobre a internacionalização no Brasil. 

 

Biografía del autor/a

Lucilene Soares da Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora doutora de Literaturas de língua Portuguesa da UEMS (Unidade de Campo Grande).

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Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Costa, L. . S. da. (2024). A COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE ANGOLA E BRASIL A PARTIR DA FALA DE SEUS ATORES. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 10(16), 125–145. https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8550