O POTENCIAL DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE ASPERGER NO EXERCÍCIO DA PESQUISA ACADÊMICA E DO MAGISTÉRIO
Visualizações: 804Parole chiave:
comunicação, interesses específicos, habilidadesAbstract
A Síndrome de Asperger foi identificada na década de 1940 e faz parte do Transtorno Global de Desenvolvimento. O conjunto de sintomas de dificuldade de convívio social, excesso de foco em atividades específicas e repetitivas, e racionalidade individualista com falta de interesses afetivos são aspectos da Síndrome de Asperger, também denominada como Autismo Leve. Neste artigo busca apresentar os potenciais das habilidades desenvolvidas pelos SA, através dos interesses específicos pelo foco em especialidades acadêmicas. A inclusão educacional, além de considerar a necessidade do diagnóstico de crianças e adolescentes, pode atuar na inserção de professores SA, com o desenvolvimento do apoio coletivo dos profissionais da educação no aprimoramento da comunicação e linguagem didática. A sala de aula pode ser considerada um desafio para o professor SA, diante da diversidade dos alunos, ser o centro das atenções e falar em público, resultados negativos de atuação indireta e diversidade de temas do conteúdo curricular com novas adaptações tecnológicas. Dentre os potenciais para o exercício do magistério pelo SA existem: rigor metodológico, atenção em detalhes nas aplicações das metodologias, soluções rápidas para problemas teóricos e práticos e linguagem escrita aprimorada.
Riferimenti bibliografici
ATTHOOD, T. The complete guide to Asperger’s Syndrome. Filadélfia: Kingsley Publishers, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 28, 2006.
ORRÚ, S. E. Autismo: o que os pais devem saber? Rio de Janeiro: Walk Editora, 2011.
RODRIGUES, E. B. S. Síndrome de Asperger: percursos na Educação. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Cidade de São Paulo, 2015, 66f.
SAMPAIO, C. T.; SAMPAIO, S. R. Educação Inclusiva: o professor mediando para a vida. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2009.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).