CONTRADIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: Ensaio sobre os Fundamentos Psicológicos da Educação

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Autores

Palavras-chave:

Fundamentos da Educação. Formação Crítica. Pedagogia.

Resumo

Diante da importância dos fundamentos da educação para a atuação docente, e da constante redução de componentes curriculares dessa natureza nas estruturas dos cursos de graduação em Pedagogia, em diversas universidades, apresentamos neste ensaio um estudo de alguns fundamentos psicológicos da educação, considerando contradições e implicações para o campo da educação escolar, em sua relação dialética com a totalidade. Para isso, primeiramente caminhamos pelos fundamentos da educação em sua diversidade, em uma alegoria que pretende evidenciar diferenças entre projetos de mundo e concepções ontológicas que embasam diferentes teorias. Seguimos, por meio da história da educação, evidenciando a impossibilidade de uma formação neutra e suas implicações para o esvaziamento do debate sobre os processos de ensinar e aprender. Finalizamos com uma análise introdutória sobre os fundamentos psicológicos da educação e as contradições presentes em algumas de suas diversas abordagens, indicando os entrelaçamentos entre as concepções de sujeito, de educação, de mundo, e as escolhas pedagógicas do fazer docente. Pensando a atuação do(a) pedagogo(a), entendemos que essa formação requer necessariamente uma incursão pelos tensionamentos e posições de classe que engendraram as teorias educativas, afastando qualquer perspectiva de soterramento das contradições epistemológicas em nossas salas de aula.

Biografia do Autor

Thiago Matias de Sousa Araújo, Universidade Federal do Rio Grane do Norte UFRN

Licenciado em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, vinculado ao grupo de Pesquisa - História, Sociedade e Educação no Brasil: HISTEDBR/UFSCar. Pedagogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lotado na assessoria acadêmica do Centro de Tecnologia/ UFRN. Tem experiência nas áreas de Fundamentos da Educação, Políticas da Educação, Trabalho e Educação, e Educação e América Latina.

Blenda Carine Dantas de Medeiros, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP

Professora EBTT do Núcleo de Educação da Infância - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/ CAp-UFRN). Psicóloga e Mestra em Psicologia pela UFRN. Pedagoga pela Faculdade Alfa América (SP). Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Interesse e atuação nas seguintes áreas: Educação Infantil, Desenvolvimento Humano, Psicologia Histórico-Cultural, Atividade do Brincar

Walter Pinheiro Barbosa Júnior, Universidade Federal do Rio Grane do Norte UFRN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). , atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Democrática com foco em Conselho Escolar e Sertão.

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Publicado

2021-03-27

Como Citar

Araújo, T. M. de S., de Medeiros, B. C. D., & Júnior, W. P. B. (2021). CONTRADIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: Ensaio sobre os Fundamentos Psicológicos da Educação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(8), 1–17. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5910