CONTRADIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: Ensaio sobre os Fundamentos Psicológicos da Educação

Visualizações: 464

Autori

Parole chiave:

Fundamentos da Educação. Formação Crítica. Pedagogia.

Abstract

Diante da importância dos fundamentos da educação para a atuação docente, e da constante redução de componentes curriculares dessa natureza nas estruturas dos cursos de graduação em Pedagogia, em diversas universidades, apresentamos neste ensaio um estudo de alguns fundamentos psicológicos da educação, considerando contradições e implicações para o campo da educação escolar, em sua relação dialética com a totalidade. Para isso, primeiramente caminhamos pelos fundamentos da educação em sua diversidade, em uma alegoria que pretende evidenciar diferenças entre projetos de mundo e concepções ontológicas que embasam diferentes teorias. Seguimos, por meio da história da educação, evidenciando a impossibilidade de uma formação neutra e suas implicações para o esvaziamento do debate sobre os processos de ensinar e aprender. Finalizamos com uma análise introdutória sobre os fundamentos psicológicos da educação e as contradições presentes em algumas de suas diversas abordagens, indicando os entrelaçamentos entre as concepções de sujeito, de educação, de mundo, e as escolhas pedagógicas do fazer docente. Pensando a atuação do(a) pedagogo(a), entendemos que essa formação requer necessariamente uma incursão pelos tensionamentos e posições de classe que engendraram as teorias educativas, afastando qualquer perspectiva de soterramento das contradições epistemológicas em nossas salas de aula.

Biografie autore

Thiago Matias de Sousa Araújo, Universidade Federal do Rio Grane do Norte UFRN

Licenciado em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, vinculado ao grupo de Pesquisa - História, Sociedade e Educação no Brasil: HISTEDBR/UFSCar. Pedagogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lotado na assessoria acadêmica do Centro de Tecnologia/ UFRN. Tem experiência nas áreas de Fundamentos da Educação, Políticas da Educação, Trabalho e Educação, e Educação e América Latina.

Blenda Carine Dantas de Medeiros, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP

Professora EBTT do Núcleo de Educação da Infância - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/ CAp-UFRN). Psicóloga e Mestra em Psicologia pela UFRN. Pedagoga pela Faculdade Alfa América (SP). Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Interesse e atuação nas seguintes áreas: Educação Infantil, Desenvolvimento Humano, Psicologia Histórico-Cultural, Atividade do Brincar

Walter Pinheiro Barbosa Júnior, Universidade Federal do Rio Grane do Norte UFRN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). , atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Democrática com foco em Conselho Escolar e Sertão.

Riferimenti bibliografici

ANTUNES, M. A. M. A Psicologia no Brasil: um ensaio sobre suas contradições. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 32, n. spe, p. 44-65, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 98932012000500005&lng=en&nrm=iso.

ARAÚJO, T. M. S.; MEDEIROS, B. C. D. Fundamentos da Educação do Campo e a (re)construção da escola. In: II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2016, Natal, RN. Anais do II ENAPPE, 2016.

BOCK, A. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.

CAMPOS, R. H. F. Reflexões sobre a evolução e tendências contemporâneas na historiografia da psicologia educacional no Brasil. In YAMAMOTO, O. H.; COSTA, A. L. F. (Orgs). Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil. Natal: EDUFRN, 2010.

CARRARA, K. Behaviorismo, Análise do Comportamento e Educação. In: _____. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

ENGUITA, M. F. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. 1ª ed. São Paulo: Atual, 1997.

GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 20-36, Mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46982013000100003&lng=en&nrm=iso.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Tradução de Luiz Mário Gazzane. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

MEDEIROS, B. C. D.; LIMA, C. P.; ARAUJO, T. M. S. Para uma história das contribuições teóricas da Psicologia ao campo da Educação Escolar brasileira. Revista Educare, v. 4, 2020.

MELLO, S. A. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, K. (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

OSTERMANN, F., CAVALCANTI, C. J. H. Teorias de Aprendizagem: texto introdutório. Porto Alegre: UFRGS, 2011. Disponível em: www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes-1/pdf/Teorias_de_Aprendizagem.pdf.

PALACIOS, J. Psicologia evolutiva: conceito, enfoques, controvérsias e métodos. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs). Desenvolvimento psicológico e educação, vol. 1, 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. 20a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr., 2007.

VYGOTSKY, L. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-03-27

Come citare

Araújo, T. M. de S., de Medeiros, B. C. D., & Júnior, W. P. B. (2021). CONTRADIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: Ensaio sobre os Fundamentos Psicológicos da Educação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(8), 1–17. Recuperato da https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5910