A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA PRETOS E PARDOS NA UFMS:
o Campus Nova Andradina
Visualizações: 656DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6645Parole chiave:
Cotas Raciais. Ações Afirmativas. Educação Superior. CPNA. UFMS.Abstract
O presente estudo apresenta a implementação das Políticas afirmativas na graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Fundamenta-se nos estudos de MARQUES (2010); FERES JÚNIOR et al (2018); GOMES (2007); GOMES e MUNANGA (2016); MACIEL et al (2019); VELOSO e MACIEL (2015). Elegeu-se como lócus da pesquisa o Campus Nova Andradina (CPNA) e os ingressantes pelas cotas raciais de 2013 a 2017 com previsão de conclusão entre 2016 e 2020. O estudo objetivou analisar o acesso e a permanência destes estudantes cotistas matriculados no CPNA, para tanto, adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental para a análise dos dados. As políticas afirmativas constituem-se em mecanismo de promoção da igualdade racial e por meio das cotas raciais, a partir da Lei 12.711/2012 que possibilitou o acesso de negros/as na educação superior e democratizou o espaço acadêmico, por muito tempo excludente.
Palavras-Chave:
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF, ago 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12711.htm>Acesso em: 15 set.2020.
______. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF, dez. 2016. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm>. Acesso em: 20 ago. 2021.
BIAZUS, Cleber Augusto. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de ciências contábeis. 2004. 203 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PEPS4285.pdf >. Acesso em: 20 ago. 2021.
EXPANSÃO, Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, 2010 Disponível em: http://reuni.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=100&Itemid=81. Acesso: 24 de ago. 2021.
FERES JÚNIOR, João; CAMPOS, Luiz Augusto; DAFLON, Verônica Toste; VENTURINI, Anna Carolina. Ação afirmativa: conceito, história e debates. 1ª Edição. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. DOI: https://doi.org/10.7476/9786599036477
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. 2020. Nova Andradina – Mato Grosso do Sul. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ms/nova-andradina.html>. Acesso em: 24 ago. 2021.
GOMES, J. B. Ação afirmativa & princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social - a experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
GOMES, Nilma Lino. A Universidade Pública como Direito dos(as) Jovens Negros(as): a experiência do Programa Ações Afirmativas na UFMG. In: SANTOS, S. A. dos (Org.). Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2007. p. 246-262.
GOMES, Nilma Lino. MUNANGA, Kabengele. O negro no Brasil de hoje. 2 ed. – São Paulo: Global, 2016.
MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. O Programa Universidade para Todos e a inserção de negros na educação superior: a experiência de duas instituições de educação superior de Mato Grosso do Sul – 2005-2008. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2244/2973.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 ago. 2021.
MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira; SANTOS, Ana Paula Oliveira dos. A implementação da Política de Ação Afirmativa na UFMS. In: XV Reunião Regional ANPED-CO – Encontro de Pesquisa em Educação da região Centro-Oeste 2020. GT-21. Uberlândia, UFU. Anais Eletrônicos. Disponível em: < http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/24/7927-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2021
MACIEL, Carina Elisabeth; TEIXEIRA, Samanta Felisberto; SANTOS, Lourival dos. POLÍTICA DE COTAS E BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NA UFMS: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. 29, p. 78-93, ago. 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/752>. Acesso em: 06 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.31418/2177-2770.2019.v11.n.29.p78-93
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. Revista Educação e Sociedade. Campinas. v. 25, n. 88, p. 757-776, Especial – Outubro, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n88/a06v2588.pdf. Acesso em: 30 de setembro de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000300006
PAIVA, A. R. Políticas públicas, mudanças e desafios no acesso ao ensino superior. In: ____________ (Org.) Ação afirmativa em questão: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e França. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. cap. 2, p. 41-72.
SILVÉRIO, Valter Roberto. Evolução e contexto atual das políticas públicas no Brasil: educação, desigualdade e reconhecimento. In: PAULA, M; HERINGER, R. (Org). Caminhos convergentes: Estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009. p. 13-38.
UFMS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019 – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2015. 202 p. Disponível em: <http://www.pdi.ufms.br/>. Acesso em: 20 jul. 2020.
________. Coun. Resolução nº 70, de 18 de agosto de 2017. Boletim Oficial nº 6608, Campo Grande, MS, 21 ago. 2017.
________. Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2020. 109 p. Disponível em: <http://www.pdi.ufms.br/>. Acesso em: 21 jul. 2020.
________. Resolução nº 02, de 13 de janeiro de 2020. Institui a Política de Inclusão e Ações Afirmativas no âmbito da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Boletim de Serviço UFMS, Campo Grande, 15 de janeiro de 2020a.
________. Relatório Sistema Acadêmico – SISCAD/UFMS, 26 de abril de 2021.
VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar, MACIEL, Carina Elisabeth. Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 224-250, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7178
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).