USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO BÁSICO A PARTIR DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA COMUNIDADE CAMPESINA

Visualizações: 36

Autori

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7490

Parole chiave:

Educação do Campo, Botânica, Saber Tradicional

Abstract

Quando se trata do ensino de Botânica, geralmente, nota-se desinteresse e distanciamento, tanto pela falta de compreensão de conteúdos complexos quanto pelo ensino descontextualizado da realidade dos educandos. Dessa forma, esta pesquisa objetivou investigar o uso de plantas medicinais em uma comunidade campesina, com o intuito de abordar esses saberes no ambiente escolar, visando a consolidar os conhecimentos pautados na valorização do conhecimento tradicional. Partindo dessa premissa, os sujeitos da pesquisa foram 26 moradores e 15 alunos. Antes do desenvolvimento da sequência didática na escola, realizou-se uma pesquisa com moradores em suas residências, lançando mão de um questionário com perguntas sobre informações pessoais e uso de plantas medicinais. Ademais, fizeram-se registros fotográficos da(s) planta(s) citada(s) para a elaboração de uma cartilha, contendo dado como nome científico e popular, parte utilizada, modo de preparo e finalidade de uso, além de descrição da planta, de acordo com a literatura especializada. A pesquisa foi descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Os principais resultados demonstraram o conhecimento e os saberes prévios que moradores e alunos têm a respeito das plantas medicinais. A realização da sequência didática em sala de aula consentiu aliar os saberes prévios dos discentes com os adquiridos após a pesquisa, servindo de elo entre o conhecimento popular e científico, e a cartilha com os dados das plantas citadas pelos moradores foi usada para sedimentar o conhecimento sobre as plantas medicinais, além de valorizar os saberes dos povos tradicionais.

Biografie autore

Joice Soares de Oliveira, Universidade Federal do Piauí/Graduada em Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza

Especialista em Educação do Campo/ Ciências da Natureza- UFPI, Graduada em Licenciatura em Educação do Campo/ Ciências da Natureza- UFPI.

Maria Jaislanny Lacerda e Medeiros, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biologia Vegetal, Mestra em Melhoramento Genético de Plantas, Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas, Professora da Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Riferimenti bibliografici

ALVES, A. M. Caracterização Física e Química, compostos bioativos e capacidade antioxidante de frutas nativas do cerrado. Universidade Federal de Goiás. Goiás, 2013.

AMARAL, V. A. E.; RESENDE, A. C. Novo Modelo de Avaliação Psicológica no Brasil. Psicologia: Ciências e Profissão, v. 38, p. 122-132, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703000208680. Acesso em: 16 jan., 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703000208680

ANDRADE, C. A construção da identidade, Auto- conceito e autonomia em adultos emergentes. Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo – SP, v. 20, n.1, p. 137-146, 2016. Disponível: https: httpdxdoiorg1015902175-353920150201944. Acesso em: 20 fev., 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-353920150201944

ARAÚJO, P. S. et al. Pharmaceutical care in Brazil’s primary health care. Revista de Saúde Pública. São Paulo, v. 51, n. 2, p.1-11, 2017. Disponível: Pharmaceutical care in Brazil's primary health care - PubMed (nih.gov). Acesso em: 16 fev., 2022.

BASSO, J. D.; SANTOS-NETO, J. L.; BEZERRA, M. C. S. A Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, p. 305, 2016.

BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BARRACHO, C. Psicologia Política. 1 ed. Lisboa: Escolar Editorial, 2011.

BENNETT, R. E. The Changing Nature of Educational Assessment. Review of Research in Education, v. 39, n. 1, p. 370-407, 2015. DOI: https://doi.org/10.3102/0091732X14554179

BUENO, E; TAITELBAUM, P. Vendendo saúde: a história da propaganda de medicamentos no Brasil. Brasília, 2008.

CARVALHO, R. S. Análise do discurso das diretrizes curriculares nacionais de educação infantil: currículo como campo de disputas. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 466-476, set./dez. 2016. Disponível: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.15782. Acesso em: 8 jan., 2022. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.15782

CHEN, Y. et al. Overdosage of Balanced Protein Complex Reduces Ploriferation Ratein Aneuploid. Cell Sytems, v. 9, n. 2, p. 129-442, 2019. Disponível em: Overdosage of Balanced Protein Complexes Reduces Proliferation Rate in Aneuploid Cells - PubMed (nih.gov). Acesso em: 10 fev., 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cels.2019.06.007

CUNHA, L. A. O sistema nacional de educação e o ensino religioso nas escolas públicas. Educação, Sociedade, v. 34, n. 124, p. 925-941, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300014. Acesso em: 10 jan., 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300014

FRANÇA, J. F. A. Uma teoria substancialmente crítica da pena: o abolicionismo pede passagem. Boletim IBCCRIM, v. 24, p. 11-13, 2016.

FREITAS, M. F. R. L; SCHELINI, P. W; PERES, E. R. Escala de identificação de dotação e talento: Estrutura e consistência internas. Psico – USF, v. 22, n. 3, p. 473-484, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-82712017220308. Acesso em: 20 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712017220308

GONÇALVES, F. De poeta a editor de poesia: a trajetória de Machado de Assis para a formação de suas Poesias completas. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579836589

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- Censo Demográfico. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 fev. 2023.

KAUFMAN, D. O protagonismo dos algoritmos da Inteligência Artificial: observações sobre a sociedade de dados. Teccogs: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 17, p. 44-58, jan-jun., 2018.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

LIMA, I. G.; GANDIN, L. A. O contexto da consolidação das avaliações em larga escala no cenário brasileiro. Educação e Sociedade. Campinas, v. 40, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019204183. Acesso em: 30 dez., 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302019204183

LIMA, J. M. M. A inserção das novas tecnologias digitais na educação em tempos de pandemia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 3, n. 3, p. 171-184, 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-insercao. Acesso em: 20 jan., 2022. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-insercao

LOPES, A. C. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas. Brasília, v. 21, n. 45, p. 445-466, 2015. Disponível em: Por um currículo sem fundamentos | Linhas Crí¬ticas (unb.br). Acesso em: 10 jan., 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4581

LUSTOSA, F. G; MARIANA, F. B. Diversidade, diferença e deficiência: Análise histórica e narrativa cinematográfica. Fortaleza: Edições UFC, p. 235, 2017.

MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Campinas – SP, p. 123-151, 2009.

MARTINS, X. Contribuição para o estudo do valor socioeconômico e cultural das plantas medicinais de Timor-Leste. Coimbra, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354353635_CONTRIBUICAO_PARA_O_ESTUDO_DO_VALOR_SOCIOECONOMICO_E_CULTURAL_DAS_PLANTAS_MEDICINAIS_DE_TIMOR-LESTE. Acesso em: 20 fev., 2022.

MOTATTI, M. R. Entre a literatura e o ensino: a formação do leitor. São Paulo: Editora Unesp, 2018. DOI: https://doi.org/10.7476/9788595462854.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.

PEIXOTO, F.; WOSNITZA, M.; PIPA, J.; MORGAN, M. C. C. A multidimensional view on pre-service teacher resilience in Germany, Ireland, Malta and Portugal. In: Wosnitza, M., Pexioto, F., Beltman, S. and Mansfield, C., (eds.) Resilience in Education. p. 73-89, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-76690-4_5. Acesso em: 22 jan., 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-76690-4_5

PEREIRA, T. L. Monopolização do Ensino Superior privado no Brasil por meio de processo. de fusões e aquisições: o grupo UNIESP em questão. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2017.

ROSA, S. S.; ROBAINA, J. V. L. O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 2. p. 156-175, mai./ago., 2020. Disponível em: 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11161. Acesso em: 15 dez., 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11161

SANTOS, J. A. A. et al. Diagnóstico e educação em saúde no uso de plantas medicinais: relato de experiência. Revista Ciência em Extensão. v.12, n.4, p.183-196, 2016.

SILVA, A. R. Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

SILVA, E. C. A. Povos Indígenas e o direito à terra na realidade brasileira. Serviço Social e Sociedade, n. 133, p. 480-500, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-6628.155. Acesso em: 10 fev., 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.155

SOUZA, J. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo, 2015.

VALLE, T. G. M. Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. DOI: https://doi.org/10.7476/9788598605999

ZABALA, A. et al. Didática geral. Consultoria editorial: Beatriz Vargas Dorneles. Porto Alegre: Penso, 2016.

Pubblicato

2024-08-12

Come citare

Oliveira, J. S. de, & Medeiros, M. J. L. e. (2024). USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO BÁSICO A PARTIR DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA COMUNIDADE CAMPESINA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(15), 128–148. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7490