DESAFIOS DA ACTUAÇÃO DOCENTE E SUAS EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19:

relatos de professores nas escolas moçambicanas

Visualizações: 268

Autores

  • Rodrigues Emídio Macuácua Universidade Save Massinga (UniSave)

Palavras-chave:

Prática docente. Actuação dos professores. Tecnologia educacional. Pandemia da covid-19

Resumo

O presente artigo, versa sobre desafios da actuação docente e suas experiências em tempos de pandemia da covid-19: Relatos de professores nas escolas moçambicanas com principal enfoque em compreender as condições de trabalho docente disponíveis com vista a levar a cabo o processo de ensino e aprendizagem nas Escolas Secundária Comunitária Laura Vicuña (ESGCLV) e Secundária Geral 04 de Outubro de Inharrime (ESG), ambas do distrito de Inharrime na província de Inhambane na parte Sul do país com uma amostra probabilística constituída por 20 elementos, dentre eles 16 professores delegados das disciplinas e 4 membros das direcções das duas escolas, escolhida por conveniência numa perspectiva quali-quantitativa, apoiando-se da entrevista semi-estruturada e questionário como principais técnicas de recolha de dados com vista a comparar as condições da acção educativa no modelo híbrido nestas duas escolas em particular.A principal base teórica empregada advém dos estudos da área da actuação docente em tempos de pandemia da covid-19. Os principais resultados da pesquisa mostram que os professores assumem que precisam se reinventar como uma demanda incontornável diante da conjuntura da pandemia da covid-19. Entretanto, este reinventar deve estar acompanhado pelos processos de formação contínua dos professores tendo sempre em conta os desafios da época.

Biografia do Autor

Rodrigues Emídio Macuácua, Universidade Save Massinga (UniSave)

Actualmente – Doutorando em Didática de Ciências e Tecnologia - com especialização em Didática de Ciências Físicas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (Vila Real/Portugal).

2016 – Conclusão do Mestrado em Informática Educacional na Escola Superior Técnica da UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA. Linha de Pesquisa: Tecnologias e Metodologias de Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática e Preparação para o Trabalho.

2009 – Conclusão da Licenciatura em Física Educacional na UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA Delegação de Maputo.

Referências

BAXTER, J.; CALLAGHAN, G.; MCAVOY, J. Introduction to chapters: Creativity and critique in online teaching and learning: Innovations in online pedagogy. In: Creativity and critique in online learning. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2018.

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CHAUDHARY, F. R.; SHAHZADI, I.; MAHMOOD, A. Comparative study of satisfaction and problems of face to face and online mode of learners. International Journal of Distance Education and E-Learning, v. 4, n. 1, 2019. Disponível em: http://irigs.iiu.edu.pk:64447/ojs/index.php/IJDEEL/article/view/477. Acesso em: 26 .Set. 2021.

DEI, D. G. J.; Assessing quality assurance practices in institutions of higher learnings. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 18, n. 12, p.

-45, 2019. . Disponível em: https://www.ijlter.org/index.php/ijlter/article/view/1676. Acesso em: 16. Set. 2021.

GRABINSKI, K. et al. Embedding E-Learning in Accounting Modules: The Educators’ Perspective. Education Sciences, v. 10, n. 4, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/10/4/97. Acesso em: 26.Set. 2021.

ISLAM, N.; BEER, M.; SLACK, F. E-Learning Challenges Faced by Academics in Higher Education: A Literature Review. Journal of Education and Training Studies, v. 3, n. 5, p. 102-112, 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1069559.pdf. Acesso em: 03.OUt . 2021.

LAKATOS, E. M e MARCONI,M.A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 235 p. 2003.

LAKATOS, E.M e MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologias Científica., 7ª Edição. São Paulo: Atlas .2009.

LOPES, T. M.; TORRES, M. N.; MENEZES, I. História da formação de professores no Ceará: da escola normal aos ambientes virtuais de aprendizagem. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 3, p. e233724, 2020. Disponível: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3724 Acesso: 10 set 2020.

MAZZARDO, M. D.; NOBRE, A.; MALLMANN, E. M. Competências Digitais dos Professores para Produção de Recursos Educacionais Abertos (REA). RE@D: Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 2, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22057. Acesso em: 04 out. 2021.

NOBRE,A. Explorando desafios pedagógicos digitais no ensino profissional durante a pandemia da COVID-19. ISSN 2359-608, v. 8, n. 1.Lisboa. 2021.

PRODANOV. C. C e FREITAS .E.C.Metodologia do Trabalho Cientifico.2ª Ed, Novo Hamburgo-Brasil. 2013.

RODDY, C. et al. Applying Best Practice Online-learning, Teaching, and Support to Intensive Online Environments: An Integrative Review. Frontiers in Education, 2017. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2017.00059/full. Acesso em: 15 .Set. 2021.

TERESEVICIENE, M. et al. Are universities ready to recognize open online learning?. International Education Studies, v. 13, n. 2, p. 21-32, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338916708_Are_Universities_Ready_to_Recognize_Open_Online_Learning. Acesso em: 02. Out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-22

Como Citar

Macuácua, R. E. (2022). DESAFIOS DA ACTUAÇÃO DOCENTE E SUAS EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: : relatos de professores nas escolas moçambicanas. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612226. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6695