Aluno-detento: um estudo sob a perspectiva da avaliação de aprendizagem escolar

Visualizações: 581

Autores

  • Carla Poennia Gadelha Soares UFC
  • Tania Vicente Viana UFC

Palavras-chave:

Avaliação de aprendizagem. Alunos privados de liberdade. Prisão cearense.

Resumo

Este artigo tem por objetivo verificar como se realiza a avaliação da aprendizagem escolar dos alunos privados de liberdade, no contexto das penitenciárias da região metropolitana de Fortaleza. A fundamentação teórica está ancorada em Perrenoud (1999), Vasconcellos (1998; 2008) e Luckesi (2001, 2005, 2011), que consideram que trabalhar na perspectiva da avaliação em sala de aula é um ato profundamente revolucionário, pois é democrático, inclusivo e igualitário, numa sociedade profundamente marcada pela exclusão. Metodologicamente, investimos em uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. Os resultados apontaram que os professores não se utilizam das provas e testes como instrumento de poder (Foucault, 2013), mas como ferramentas que ampliam a capacidade docente de perceber aspectos relevantes da aprendizagem do educando, tendo em vista a tomada de decisão.

Biografia do Autor

Carla Poennia Gadelha Soares, UFC

Mestranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação (Faced) da UFC. Professora da rede pública estadual. Superintendente Escolar da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 1).

Tania Vicente Viana, UFC

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced/UFC. Linha de pesquisa: Avaliação Educacional. Eixo temático: Avaliação da aprendizagem. Doutora em Educação Brasileira pela Faced/UFC.

Downloads

Publicado

27-03-2016

Como Citar

Soares, C. P. G., & Viana, T. V. (2016). Aluno-detento: um estudo sob a perspectiva da avaliação de aprendizagem escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(18), 235–252. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1085