Livros escolares: o elemento central do trabalho didático
Visualizações: 506DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1278Palavras-chave:
Livros escolares. Trabalho didático. História da educação brasileira.Resumo
Neste artigo buscamos aproximar o leitor a algumas discussões sobre os livros escolares brasileiros. Nosso objetivo específico é demonstrar que estes instrumentos pedagógicos se tornaram os principais elementos do trabalho didático nas escolas de educação básica. Para tanto, faremos uma revisão bibliográfica com autores que discutem o tema. Não buscamos esgotar todas as problemáticas que envolvem o assunto. Antes, temos a intenção de desenvolver discussões que, doravante, nos possibilitem refletir sobre a organização do trabalho didático na educação contemporânea. Nesse sentido, acreditamos que, para alcançarmos os objetivos almejados neste estudo, é necessário fazer um recuo no tempo para compreender a origem da escola moderna. Sendo assim, é fundamental apresentarmos a proposta de Comenius de “ensinar tudo a todos”, disposta em sua obra: a Didáctica Magna. Destarte, pontuamos que nosso artigo compactua com uma concepção teórica específica que se põem a investigar os instrumentos do trabalho didático e seu papel na relação educativa na sociedade burguesa. Procuramos, à luz da leitura de autores clássicos e da teoria marxista, compreender as relações que envolvem a organização do trabalho didático no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.