O currículo e suas implicações na regulação da identidade de gênero na sociedade contemporânea

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Autores

  • Priscila Aparecida Silva Cruz CAPES/ UEMS
  • Lucélia Tavares Guimarães UEMS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1299

Palavras-chave:

Gênero. Currículo. Discursos. Identidades. Poder.

Resumo

Os discursos cristalizados no currículo possibilitam que as identidades de gênero sejam fixadas conforme o projeto político, cultural e ético do patriarcalismo dominante. O gênero é o elemento constitutivo das relações sociais fundadas nas diferenças percebidas entre os sexos, sendo o modo primário de significar relações de poder. A abordagem das questões educacionais, produzidas majoritamente por homens, são masculinas e o currículo produzido nessa percepção atua como legitimador e construtor de diferenciações sociais de gênero, levando a da manutenção de valores machistas na escolarização e impossibilitando a inclusão de perspectivas feministas nessa. Esse artigo, busca trazer breves reflexões acerca das relações de poder e saber que perpassam as intencionalidades na construção de um currículo, buscando evidenciar que esseé um importante instrumento de regulação social, capaz de legitimar e perpetuar discursos de identidades de gênero. O caminho metodológico da investigação envolveu estudo bibliográfico fundamentado em leituras dos autores curriculistas pós estruturalistas, buscando averiguar e compreender como se a constituição do sujeito na sociedade moderna e as implicações do currículo como mecanismo de regulação e disciplinarização das subjetividades desses. 

Biografia do Autor

Priscila Aparecida Silva Cruz, CAPES/ UEMS

Mestranda do Programa de Pós-graduação lato sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, bolsista do Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail:priscilaascruz@gmail.com

Lucélia Tavares Guimarães, UEMS

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos cursos de graduação em Pedagogia e Ciências Sociais; Pós-graduação lato sensu em Educação, na disciplina Política Educacional e, na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, UEMS - Unidade Universitária de Paranaíba/MS, na disciplina Currículo, Diversidade e Cultura. Atualmente Coordenadora do Curso de Pedagogia. Conselheira do Conselho deEnsino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. E-mail: luguimaraes@uems.br

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Publicado

21-12-2016

Como Citar

Silva Cruz, P. A., & Tavares Guimarães, L. (2016). O currículo e suas implicações na regulação da identidade de gênero na sociedade contemporânea. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(21), 93–108. https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1299