O currículo e suas implicações na regulação da identidade de gênero na sociedade contemporânea
Visualizações: 774DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1299Keywords:
Gênero. Currículo. Discursos. Identidades. Poder.Abstract
Os discursos cristalizados no currículo possibilitam que as identidades de gênero sejam fixadas conforme o projeto político, cultural e ético do patriarcalismo dominante. O gênero é o elemento constitutivo das relações sociais fundadas nas diferenças percebidas entre os sexos, sendo o modo primário de significar relações de poder. A abordagem das questões educacionais, produzidas majoritamente por homens, são masculinas e o currículo produzido nessa percepção atua como legitimador e construtor de diferenciações sociais de gênero, levando a da manutenção de valores machistas na escolarização e impossibilitando a inclusão de perspectivas feministas nessa. Esse artigo, busca trazer breves reflexões acerca das relações de poder e saber que perpassam as intencionalidades na construção de um currículo, buscando evidenciar que esseé um importante instrumento de regulação social, capaz de legitimar e perpetuar discursos de identidades de gênero. O caminho metodológico da investigação envolveu estudo bibliográfico fundamentado em leituras dos autores curriculistas pós estruturalistas, buscando averiguar e compreender como se a constituição do sujeito na sociedade moderna e as implicações do currículo como mecanismo de regulação e disciplinarização das subjetividades desses.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.