Aprendizagem infantil entre jogos e brincadeiras nos centros de educação infantil (CMEIS)
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2457Palavras-chave:
cognição, lúdico, aprendizagem, interatividadeResumo
o artigo resulta de um estudo bibliográfico e de campo que teve como objetivo descrever uma realidade escolar e refletir sobre o tema aprendizagem infantil a partir de jogos e brincadeiras. A partir de algumas indagações já feitas por Vigotsky, elaborou-se as seguintes perguntas de pesquisa: o método lúdico de jogos e brincadeiras é adotado nos Centros de Educação Infantil? o Currículo para a Educação Infantil indica o uso desse método? Quais argumentos bibliográficos são indicados em defesa do método? Defendemos a importância de se utilizar o lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino aportados em Vigostski e outros que afirmam que ao brincar a criança reproduz as atividades adultas de sua cultura e ensaia seus futuros papéis e valores. Metodologicamente, se define como pesquisa qualitativa e descritiva, com observação direta no CMEI, análise de planos de aula, entrevista com o professor. Como resultado desse processo de investigação, pode-se observar o surgimento da linguagem cognitiva e da sua importância para o planejamento das práticas pedagógicas; não somente para as atividades dirigidas, mas sobretudo, para as espontâneas para compreender os sentidos sub-reptícios que, em grupo, os alunos manifestam.Downloads
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