Aprendizagem infantil entre jogos e brincadeiras nos centros de educação infantil (CMEIS)

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Autores

  • José Carlos dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adriane Dias Dias Souza Secretaria Municipal de Educação do Município de Cascavel, Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2457

Palavras-chave:

cognição, lúdico, aprendizagem, interatividade

Resumo

o artigo resulta de um estudo bibliográfico e de campo que teve como objetivo descrever uma realidade escolar e refletir sobre o tema aprendizagem infantil a partir de jogos e brincadeiras. A partir de algumas indagações já feitas por Vigotsky, elaborou-se as seguintes perguntas de pesquisa: o método lúdico de jogos e brincadeiras é adotado nos Centros de Educação Infantil? o Currículo para a Educação Infantil indica o uso desse método? Quais argumentos bibliográficos são indicados em defesa do método? Defendemos a importância de se utilizar o lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino aportados em Vigostski e outros que afirmam que ao brincar a criança reproduz as atividades adultas de sua cultura e ensaia seus futuros papéis e valores. Metodologicamente, se define como pesquisa qualitativa e descritiva, com observação direta no CMEI, análise de planos de aula, entrevista com o professor. Como resultado desse processo de investigação, pode-se observar o surgimento da linguagem cognitiva e da sua importância para o planejamento das práticas pedagógicas; não somente para as atividades dirigidas, mas sobretudo, para as espontâneas para compreender os sentidos sub-reptícios que, em grupo, os alunos manifestam.

Biografia do Autor

José Carlos dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Departamento de Ciências Humanas. Docente da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu.

Adriane Dias Dias Souza, Secretaria Municipal de Educação do Município de Cascavel, Paraná.

Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

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Publicado

02-08-2018

Como Citar

Santos, J. C. dos, & Souza, A. D. D. (2018). Aprendizagem infantil entre jogos e brincadeiras nos centros de educação infantil (CMEIS). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 129–157. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2457

Edição

Seção

Artigos Temáticos