Cursos de português para imigrantes na cidade de São Paulo: ações locais de acolhimento à luz da Educação Social
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2472Palavras-chave:
Educação para Imigrantes – Educação Social – Direitos Humanos e Cidadania – Fluxos Migratórios Contemporâneos,Resumo
No contexto do capitalismo globalizado do século XXI, os fluxos migratórios internacionais apresentam diversas matizes e especificidades dadas pelo contemporâneo e, por esse motivo demandam, por parte dos países receptores, a construção de ações locais que assegurem condições para o pleno exercício da cidadania, uma vez que o ato de migrar, independentemente da situação migratória vivenciada pelo sujeito, deve estar acompanhado da efetivação de direitos, que garantam a dignidade humana, conforme orientações dos organismos internacionais. Compreendendo que a aprendizagem da Língua Portuguesa é uma das etapas fundamentais para a participação na vida social, nos propomos a investigar os cursos que são oferecidos a esse público, estabelecendo relação entre essas práticas educativas e o referencial teórico da Educação Social, especialmente fundamentada nas ideias de Paulo Freire. O presente artigo apresenta o resultado de pesquisas de campo realizadas nos cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes oferecidos na cidade de São Paulo, por três organizações – SEFRAS/CRAI, EMEF Infante Dom Henrique e CAMI- nas quais pudemos observar o perfil das/os educadoras/os e do público que participa das aulas, os materiais e metodologia das aulas e as características das instituições.
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