Cursos de português para imigrantes na cidade de São Paulo: ações locais de acolhimento à luz da Educação Social
Visualizações: 620DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2472Palabras clave:
Educação para Imigrantes – Educação Social – Direitos Humanos e Cidadania – Fluxos Migratórios Contemporâneos,Resumen
No contexto do capitalismo globalizado do século XXI, os fluxos migratórios internacionais apresentam diversas matizes e especificidades dadas pelo contemporâneo e, por esse motivo demandam, por parte dos países receptores, a construção de ações locais que assegurem condições para o pleno exercício da cidadania, uma vez que o ato de migrar, independentemente da situação migratória vivenciada pelo sujeito, deve estar acompanhado da efetivação de direitos, que garantam a dignidade humana, conforme orientações dos organismos internacionais. Compreendendo que a aprendizagem da Língua Portuguesa é uma das etapas fundamentais para a participação na vida social, nos propomos a investigar os cursos que são oferecidos a esse público, estabelecendo relação entre essas práticas educativas e o referencial teórico da Educação Social, especialmente fundamentada nas ideias de Paulo Freire. O presente artigo apresenta o resultado de pesquisas de campo realizadas nos cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes oferecidos na cidade de São Paulo, por três organizações – SEFRAS/CRAI, EMEF Infante Dom Henrique e CAMI- nas quais pudemos observar o perfil das/os educadoras/os e do público que participa das aulas, os materiais e metodologia das aulas e as características das instituições.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.