Sociologia e antirracismo: a experiência do PIBID no desenvolvimento de práticas pedagógicas de combate ao racismo e valorização da diferença étnico-racial

Visualizações: 768

Autores

  • André Luiz Faisting Universidade Federal da Grande Dourados
  • Márcio Mucedula Aguiar Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2486

Palavras-chave:

Educação etnicorracial, estudos culturais e pós-coloniais, PIBID

Resumo

O artigo apresenta a importância do referencial teórico dos estudos culturais e pós-coloniais como ferramenta para desnaturalização de estereótipos étnicos e raciais. Partindo de experiências realizadas no PIBID de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados, uma região marcada pela forte presença indígena e pela negação das diferenças étnico-raciais, o projeto procura demonstrar a viabilidade da formação de professores de Sociologia que articula pesquisa e ensino como atividades indissociáveis, bem como o uso de mídias digitais como instrumento para construção de uma sociologia crítica atraente aos alunos do ensino médio. Considerando que nas regiões de fronteira os conflitos traduzem de forma mais intensa uma concepção da alteridade marcada pelo viés eurocêntrico e colonial, conclui-se que a percepção crítica deste viés é primordial para construção de uma educação que promova o reconhecimento à diferença e uma sintonia entre a disciplina de Sociologia e as diretrizes de implementação das leis que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.

Biografia do Autor

André Luiz Faisting, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Ciências Sociais pela UFSCar, é professor dos cursos de Ciências Sociais e do Mestrado em Sociologia da UFGD. È membro do Ladif - Laboratório Interdisciplianar de Estudos sobre Direitos, Diversidades e Diferenças na Fronteira, e desenvolve pesquisas nas áreas de sociologia da violência e do direito, com ênfase para as representações da violência na contemporaneidade, no sistema de justiça criminal e na educação em direitos humanos.

Márcio Mucedula Aguiar, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Relações Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: ações afirmativas, educação, relações raciais, diversidade e direitos humanos.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

Faisting, A. L., & Aguiar, M. M. (2018). Sociologia e antirracismo: a experiência do PIBID no desenvolvimento de práticas pedagógicas de combate ao racismo e valorização da diferença étnico-racial. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 184–202. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2486

Edição

Seção

Artigos Temáticos