Sociologia e antirracismo: a experiência do PIBID no desenvolvimento de práticas pedagógicas de combate ao racismo e valorização da diferença étnico-racial
Visualizações: 823DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2486Palabras clave:
Educação etnicorracial, estudos culturais e pós-coloniais, PIBIDResumen
O artigo apresenta a importância do referencial teórico dos estudos culturais e pós-coloniais como ferramenta para desnaturalização de estereótipos étnicos e raciais. Partindo de experiências realizadas no PIBID de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados, uma região marcada pela forte presença indígena e pela negação das diferenças étnico-raciais, o projeto procura demonstrar a viabilidade da formação de professores de Sociologia que articula pesquisa e ensino como atividades indissociáveis, bem como o uso de mídias digitais como instrumento para construção de uma sociologia crítica atraente aos alunos do ensino médio. Considerando que nas regiões de fronteira os conflitos traduzem de forma mais intensa uma concepção da alteridade marcada pelo viés eurocêntrico e colonial, conclui-se que a percepção crítica deste viés é primordial para construção de uma educação que promova o reconhecimento à diferença e uma sintonia entre a disciplina de Sociologia e as diretrizes de implementação das leis que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.