Astrobiologia: concepções de licenciandos do curso de Ciências Biológicas e a identificação de conceitos no currículo do curso e em livros didáticos de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2614Palavras-chave:
Astrobiologia, Formação de professores, Currículo, Livro didáticoResumo
A Astrobiologia apresenta-se como uma proposta emergente e integradora de ensino. Para tanto, é necessário refletir sobre a formação de professores, os currículos praticados nas universidades e a composição dos livros didáticos. Seguindo esses pressupostos, o estudo buscou analisar os conteúdos de Astrobiologia na proposta pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá e em Livros didáticos do PNLD seguindo o referencial teórico do livro Astrobiologia: uma ciência emergente, para relacioná-los às concepções de estudantes desse curso na perspectiva de uma análise de conteúdo temático para a formação crítico-reflexiva acerca da temática da Astrobiologia. Os conceitos são encontrados nos livros didáticos, nas universidades e no ensino de ciências, mas não são relacionados à ciência Astrobiológica. Apesar da não familiaridade com a temática, os estudantes são capazes de relacionar os conceitos dessa ciência com os temas presentes nas variadas disciplinas e conteúdos tanto acadêmicos, quanto da Educação Básica. Além disso, possuem interesse em seu estudo e em incorporar esses assuntos em suas futuras aulas.Referências
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