Astrobiologia: concepções de licenciandos do curso de Ciências Biológicas e a identificação de conceitos no currículo do curso e em livros didáticos de Ciências

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Autores

  • Claudiane Chefer Universidade Estadual de Maringá/Bolsista Mestrado
  • André Luis Oliveira Universidade Estadual de Maringá/Professor Adjunto Não-Titular efetivo

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2614

Palavras-chave:

Astrobiologia, Formação de professores, Currículo, Livro didático

Resumo

A Astrobiologia apresenta-se como uma proposta emergente e integradora de ensino. Para tanto, é necessário refletir sobre a formação de professores, os currículos praticados nas universidades e a composição dos livros didáticos. Seguindo esses pressupostos, o estudo buscou analisar os conteúdos de Astrobiologia na proposta pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá e em Livros didáticos do PNLD seguindo o referencial teórico do livro Astrobiologia: uma ciência emergente, para relacioná-los às concepções de estudantes desse curso na perspectiva de uma análise de conteúdo temático para a formação crítico-reflexiva acerca da temática da Astrobiologia. Os conceitos são encontrados nos livros didáticos, nas universidades e no ensino de ciências, mas não são relacionados à ciência Astrobiológica. Apesar da não familiaridade com a temática, os estudantes são capazes de relacionar os conceitos dessa ciência com os temas presentes nas variadas disciplinas e conteúdos tanto acadêmicos, quanto da Educação Básica. Além disso, possuem interesse em seu estudo e em incorporar esses assuntos em suas futuras aulas.

Biografia do Autor

Claudiane Chefer, Universidade Estadual de Maringá/Bolsista Mestrado

Programa de Pós-Graduação em Educação para o Ensino de Ciência e Matemática/Ensino de Ciências

André Luis Oliveira, Universidade Estadual de Maringá/Professor Adjunto Não-Titular efetivo

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências, ensino de Biologia,  Educação Ambiental. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2001), especialista em Educação, Planejamento e Gerenciamento do Meio Ambiente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Campo Mourão-PR (2003), mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pelo Programa de Educação para a Ciências e a Matemática da  Universidade Estadual de Maringá- UEM (2013).

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

Chefer, C., & Oliveira, A. L. (2018). Astrobiologia: concepções de licenciandos do curso de Ciências Biológicas e a identificação de conceitos no currículo do curso e em livros didáticos de Ciências. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 179–205. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2614