Motivações para o desenvolvimento profissional docente em comunidade com postura investigativa

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Autores

  • carlos Jose Trindade da Rocha Universidade Federal do Pará/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2616

Palavras-chave:

Motivação. Desenvolvimento Profissional. Comunidade investigativa.

Resumo

Este estudo objetiva analisar fatores motivacionais para desenvolvimento profissional docente – DPD na educação científica. Para isso, realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa com cinco professores mestrandos e licenciados plenos em ciências naturais. A esses professores, foram enviados, via e-mail, questionário com perguntas sobre identificações pessoais, profissionais e motivacionais (baseadas em Likert). A partir dos resultados, foram identificados como os fatores motivacionais são concebidos pelos professores pesquisados. Os resultados identificam que os professores possuem autonomia em buscarem DPD, por o entenderem como processo contínuo de profissionalidade e base estruturante de formação do indivíduo. Portanto, os professores possuem capacidade de se motivarem e de se organizarem em comunidades locais de estudo e investigação, mesmo sem apoio das instituições públicas e da universidade, desenvolvendo com esforço e autonomia a eficácia de formação, e ainda, potencializam processos de transformação profissional para educação científica.

Biografia do Autor

carlos Jose Trindade da Rocha, Universidade Federal do Pará/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática - IEMCI/UFPA . Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais/Química pela Universidade do Estado do Pará (2003), Especialista em Metodologia Científica - UCAM/RJ (2005) e Especialista em Educação Social para Juventude - UEPA/UFPA (2013), Mestrado em Ciência de la Educación pela Universidade Autonoma de Asunción (2011) e Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (2015). 

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Rocha, carlos J. T. da. (2018). Motivações para o desenvolvimento profissional docente em comunidade com postura investigativa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 157–183. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2616