Motivações para o desenvolvimento profissional docente em comunidade com postura investigativa
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2616Palabras clave:
Motivação. Desenvolvimento Profissional. Comunidade investigativa.Resumen
Este estudo objetiva analisar fatores motivacionais para desenvolvimento profissional docente – DPD na educação científica. Para isso, realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa com cinco professores mestrandos e licenciados plenos em ciências naturais. A esses professores, foram enviados, via e-mail, questionário com perguntas sobre identificações pessoais, profissionais e motivacionais (baseadas em Likert). A partir dos resultados, foram identificados como os fatores motivacionais são concebidos pelos professores pesquisados. Os resultados identificam que os professores possuem autonomia em buscarem DPD, por o entenderem como processo contínuo de profissionalidade e base estruturante de formação do indivíduo. Portanto, os professores possuem capacidade de se motivarem e de se organizarem em comunidades locais de estudo e investigação, mesmo sem apoio das instituições públicas e da universidade, desenvolvendo com esforço e autonomia a eficácia de formação, e ainda, potencializam processos de transformação profissional para educação científica.Citas
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