Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2946

Palavras-chave:

Diálogo. Cidadania. Escola.

Resumo

O planejamento educacional na perspectiva da escola cidadã é chamado de planejamento dialógico. Paulo Roberto Padilha o apresenta utilizando-se de conceitos freirianos, metodologias oriundas de estudos do Instituto Paulo Freire e experiências com a Escola Cidadã em três capitais brasileiras. Concentra-se em explicar o planejamento socializado ascendente, que guia o autor enquanto procura aliar compromisso político com competência técnica. Ao final estende tal planejamento ao nível da sala de aula, momento em que propõe pensar o espaço da sala de aula como círculo de cultura destinado à construção permanente do projeto político-pedagógico da escola.

Biografia do Autor

Arthur Breno Stürmer, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

DOUTORANDO EM GEOGRAFIA (UFSM); MESTRE EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE (UESC); ESPECIALISTA EM GESTÃO EDUCACIONAL (UFSM), MÍDIAS NA EDUCAÇÃO (UFSM), GEOGRAFIA E HISTÓRIA AMBIENTAL DO SUL DO BRASIL (UNOESC); GRADUADO EM GEOGRAFIA (UFSM); PROFESSOR-MONITOR (UESB); PROFESSOR (ESTADO DE SC), ASSIST. TÉCNICO-PEDAGÓGICO (ESTADO DE SC).

Referências

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2017. 184p.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

Stürmer, A. B. (2018). Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 354–359. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2946