Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola
Visualizações: 6428DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2946Palabras clave:
Diálogo. Cidadania. Escola.Resumen
O planejamento educacional na perspectiva da escola cidadã é chamado de planejamento dialógico. Paulo Roberto Padilha o apresenta utilizando-se de conceitos freirianos, metodologias oriundas de estudos do Instituto Paulo Freire e experiências com a Escola Cidadã em três capitais brasileiras. Concentra-se em explicar o planejamento socializado ascendente, que guia o autor enquanto procura aliar compromisso político com competência técnica. Ao final estende tal planejamento ao nível da sala de aula, momento em que propõe pensar o espaço da sala de aula como círculo de cultura destinado à construção permanente do projeto político-pedagógico da escola.Citas
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2017. 184p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.