Formação de professores da APAE/Aracaju (1968-1988) e as contribuições teóricas da Constituição da República Federativa do Brasil voltadas para a Educação Especial

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2986

Palavras-chave:

Educação Especial. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. História. Formação de Professores. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) - Aracaju.

Resumo

Este estudo teve como objetivo explicitar os passos da formação dos professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (SE), no período de 1968 a 1988. Levando em consideração o recorte temporal apresentado, buscamos destacar alguns pontos importantes da sétima Constituição Federativa do Brasil de 1988, no que concerne o aporte teórico voltado para a Educação Especial. De cunho bibliográfico e documental, com abordagem na História Cultural, dialoga com estudiosos que falam da importância da memória social, individual e coletiva, como dos aspectos peculiares de cada sociedade, que diferem a história da memória e outros que agregam pertinência a temática trabalhada. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que pertenciam ao quadro funcional do período em estudo e outros que continuam em atuação. Constatou-se que a APAE aracajuana galgou os primeiros passos para as formações voltadas para a capacitação de professores e profissionais dentro e fora do Estado com diversos focos, abrindo horizontes e espaço para que todos pudessem ser atendidos com respeito e dignidade, de acordo com as normativas da Constituição Federativa. As conclusões pretenderam contribuir com a importância da associação nas formações de professores com direcionamento para a Educação Especial na cidade aracajuana.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Sousa Mendonça, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso do Nascimento Junior da Rede Estadual de SE. Pedagoga de formação. Membro do Núcleo de Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva - Núpita (UFS).

Rita de Cácia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Pós-doutorado e doutorado em Educação pela UFBA. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, SBHE e líder do Núcleo de Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva - NÚPITA (UFS).

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Sousa Mendonça, A. C., & Santos Souza, R. de C. (2018). Formação de professores da APAE/Aracaju (1968-1988) e as contribuições teóricas da Constituição da República Federativa do Brasil voltadas para a Educação Especial. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 549–568. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2986