Formação de professores da APAE/Aracaju (1968-1988) e as contribuições teóricas da Constituição da República Federativa do Brasil voltadas para a Educação Especial
Visualizações: 641DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2986Palabras clave:
Educação Especial. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. História. Formação de Professores. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) - Aracaju.Resumen
Este estudo teve como objetivo explicitar os passos da formação dos professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (SE), no período de 1968 a 1988. Levando em consideração o recorte temporal apresentado, buscamos destacar alguns pontos importantes da sétima Constituição Federativa do Brasil de 1988, no que concerne o aporte teórico voltado para a Educação Especial. De cunho bibliográfico e documental, com abordagem na História Cultural, dialoga com estudiosos que falam da importância da memória social, individual e coletiva, como dos aspectos peculiares de cada sociedade, que diferem a história da memória e outros que agregam pertinência a temática trabalhada. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que pertenciam ao quadro funcional do período em estudo e outros que continuam em atuação. Constatou-se que a APAE aracajuana galgou os primeiros passos para as formações voltadas para a capacitação de professores e profissionais dentro e fora do Estado com diversos focos, abrindo horizontes e espaço para que todos pudessem ser atendidos com respeito e dignidade, de acordo com as normativas da Constituição Federativa. As conclusões pretenderam contribuir com a importância da associação nas formações de professores com direcionamento para a Educação Especial na cidade aracajuana.
Citas
ALVES-MAZZOTTI, A. J. GEWANDSZNAJDER, F. O método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999.
APAE. Estatuto da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju. Aracaju: Acervo da APAE/SE, 1969.
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju/SE. Ata da 2ª Assembleia, 29 de abril de 1971. Aracaju: Acervo da APAE/SE, 1971. p. 2-104.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Para Todos: o movimento político das pessoas com deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CHARTIER, R. A História ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LE GOFF, J. Memória. In: LE GOFF, J. (Org.). História e memória. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003, p. 419 - 476.
MARTINS, L. A. R. Identidade, diversidade e inclusão. In: PIZZI, L. C. V.; FUMES, N. L. F. (Org.). Formação do pesquisador em educação: identidade, diversidade, inclusão e juventude. Maceió: EDUFAL, 2007, p. 199 - 211.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2005.
OLIVEIRA, I. A. Educação inclusiva e formação de professores: a importância do corporal sensível. In: PIZZI, L. C. V.; FUMES, N. L. F. (Org.). Formação do pesquisador em educação: identidade, diversidade, inclusão e juventude. Maceió: EDUFAL, 2007, p. 213-227.
SANTOS, C. R. Direito à Educação – A LDB de A a Z. São Paulo: Avercamp, 2008.
SEIXAS, C. P.; FERNANDES, P. D. Institucionalização da educação especial brasileira e a escolarização das pessoas com deficiência em Sergipe. In: SOUZA, R. C. S. (Org.). História da educação e suas interfaces. Jundiaí: Paco Editorial, 2015, p. 41-54.
SILVA, T. T. Identidade e diferenças: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
SOUZA, R. C. S. Educação Especial em Sergipe (Séc. XX): uma trajetória de descaso, lutas, dores e conquistas. Aracaju: Criação, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.