Educação infantil e multiculturalismo no Brasil: a pertinência de um diálogo

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Autores

  • Aline Almeida Universidade Metropolitana de Santos / Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo
  • Helder Henriques Instituto Politécnico de Portalegre/ Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra https://orcid.org/0000-0002-0519-0304

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2989

Palavras-chave:

Educação infantil, Currículo, Educação para as relações étnico-raciais, Direitos humanos, Multiculturalismo.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a implantação das Orientações Curriculares para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, presentes no referencial curricular para a educação infantil do município de São Paulo, Brasil, sob a perspectiva dos direitos humanos e do multiculturalismo crítico,  repensando, não apenas a formação e a prática docente em sala, mas, também, refletindo sobre a questão da mudança epistemológica e política no que se refere ao trato da questão étnico-racial na escola infantil e na teoria educacional proporcionada pela introdução obrigatória deste currículo. Articulando a discussão em torno desses aspectos,  autores como McLaren (1997), Cavalleiro (1998), Gomes (1990, 2012), Silva (2000), Pansini & Nenevé (2008) e Monteiro (2010) argumentam que uma formação multiculturalmente orientada deve ser o resultado da combinação das dimensões pedagógica, política e cultural, de modo que se possa criar condições e instrumentos que permitam aos futuros educadores atuarem como profissionais reflexivos e comprometidos em romper com as práticas monoculturais, presentes no cotidiano escolar. Desta forma, este trabalho faz uma breve análise sobre as legislações que amparam a educação na miragem das relações étnico-raciais; apresentando como o multiculturalismo crítico e os direitos humanos podem ser mecanismos de reflexão e descolonização dos currículos para a educação infantil num movimento dinâmico que englobe tanto ações coletivas quanto movimentos sociais ao campo educacional.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

Almeida, A., & Henriques, H. (2018). Educação infantil e multiculturalismo no Brasil: a pertinência de um diálogo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 128–153. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2989