O uso do documentário “Derrubaram o Pinheirinho” para o estudo de conceitos de Geografia Urbana no ensino básico

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3613

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos em uma prática pedagógica realizada na disciplina de Geografia em que o documentário “Derrubaram o Pinheirinho” foi exibido e debatido com alunos de uma turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio (PROEJA) com o objetivo de estudar os conceitos de “especulação imobiliária”, “gentrificação”, “autoconstrução” e “segregação socioespacial”. O documentário em questão narra a história dos moradores da ocupação denominada “Pinheirinho”, que se localizava em um terreno no município de São José dos Campos (SP), de propriedade da massa falida da empresa Selecta. Após a exibição do documentário, houve uma breve discussão em que docente e discentes apontaram as questões que mais lhes chamaram a atenção em “Derrubaram o Pinheirinho” e, posteriormente, o professor apresentou uma atividade proposta sobre o documentário assistido. De maneira geral, os alunos demonstraram bastante interesse pelo conteúdo presente no documentário, pois, como pertencentes à classe trabalhadora, se identificaram com algumas das questões enfrentadas pelos moradores da comunidade Pinheirinho. A partir da experiência didática aqui relatada também foi possível uma melhor compreensão por parte dos discentes sobre os conceitos anteriormente citados, fator que confirma a importância de se incorporar diferentes linguagens ao ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Francisco Fernandes Ladeira, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em "Brasil: Estado e Sociedade" pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo.

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

Ladeira, F. F. (2019). O uso do documentário “Derrubaram o Pinheirinho” para o estudo de conceitos de Geografia Urbana no ensino básico. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 288–306. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3613