O uso do documentário “Derrubaram o Pinheirinho” para o estudo de conceitos de Geografia Urbana no ensino básico

Visualizações: 1033

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3613

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos em uma prática pedagógica realizada na disciplina de Geografia em que o documentário “Derrubaram o Pinheirinho” foi exibido e debatido com alunos de uma turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio (PROEJA) com o objetivo de estudar os conceitos de “especulação imobiliária”, “gentrificação”, “autoconstrução” e “segregação socioespacial”. O documentário em questão narra a história dos moradores da ocupação denominada “Pinheirinho”, que se localizava em um terreno no município de São José dos Campos (SP), de propriedade da massa falida da empresa Selecta. Após a exibição do documentário, houve uma breve discussão em que docente e discentes apontaram as questões que mais lhes chamaram a atenção em “Derrubaram o Pinheirinho” e, posteriormente, o professor apresentou uma atividade proposta sobre o documentário assistido. De maneira geral, os alunos demonstraram bastante interesse pelo conteúdo presente no documentário, pois, como pertencentes à classe trabalhadora, se identificaram com algumas das questões enfrentadas pelos moradores da comunidade Pinheirinho. A partir da experiência didática aqui relatada também foi possível uma melhor compreensão por parte dos discentes sobre os conceitos anteriormente citados, fator que confirma a importância de se incorporar diferentes linguagens ao ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Francisco Fernandes Ladeira, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em "Brasil: Estado e Sociedade" pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo.

Referências

ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. 2. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2016.

ALCÂNTARA, Maurício Fernandes de. “Gentrificação”. In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018. Departamento de Antropologia. Disponível em: <http://ea.fflch.usp.br/conceito/gentrificação>. Acesso em: 30 maio 2019.

AUSUBEL, David. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Jorge Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BOLAFFI, Gabriel. Habitação e urbanismo: o problema e o falso problema. In: MARICATO, Emília. A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. v. 1, 2 ed. Alfa-ômega: São Paulo, 1979.

CAMARGO, Candido Procópio Ferreira de et al. A lógica da desordem. In: São Paulo 1975: crescimento e pobreza. São Paulo: Edições Loyola, 1976.

COSTA, Andréa Paloma. Ensino de geografia e mídia: relato de uma experiência em sala de aula. In: KATUTA, Ângela Massumi et al. (orgs.). Geografia e mídia impressa. Londrina: Moriá, 2009.

DERRUBARAM O PINHEIRINHO. Direção de Fabiano Amorim. Brasil, 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-OqKwup0b8c>. Acesso em 29 maio 2019.

GLASS, Ruth, London: Aspects of change, Londres, MacGibbon & Kee, 1964.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

GRANT, Benjamin, What is Gentrification?, PBS Premiere: 17 june 2003. Disponível em: <http://archive.pov.org/flagwars/what-is-gentrification/ >. Acesso em: 30 maio 2019.

KATUTA, Ângela Massumi. Ensino de Geografia: conceitos, linguagens e mídia impressa. In:______, et al. (orgs). (Geo)grafando o território: a mídia impressa no ensino da Geografia. São Paulo. Expressão Popular, 2009.

LADEIRA, Francisco Fernandes; LEÃO, Vicente de Paula. A influência dos discursos geopolíticos da mídia no ensino de Geografia: práticas pedagógicas e imaginários discentes. Curitiba: CRV, 2018.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Editora Moraes, 1991.

LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2003.

MARICATO, Emília. Autoconstrução, a arquitetura possível. In: ______ (org.). A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. v. 1, 2 ed. Alfa-ômega: São Paulo, 1979.

MARQUES, Denise Leite. Importância do cinema como ferramenta de ensino. In: Caderno de Resumos III Encontro de Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado I Encontro de Educação e Risco Ambiental do Campo das Vertentes, São João del-Rei, 2017.

MEON. Famílias voltam a ocupar área do antigo Pinheirinho em São José, Região, São José dos Campos, 3 de junho de 2017. Disponível em: <http://www.meon.com.br/noticias/regiao/familias-voltam-a-ocupar-area-do-antigo-pinheirinho-em-sao-jose>. Acesso em: 31 maio 2019.

PINTO, Leila Teresinha Corbari; ZANARDINI, Isaura Monica. O PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos): Reflexões a respeito da categoria trabalho como princípio educativo. XI Jornada do HISTEDBR - A Pedagogia Histórico-Critica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização, Campinas, 2013.

REID, Lesley Williams; ADELMAN, Robert M., The Double-edged Sword of Gentrification in Atlanta, American Sociological Association, Georgia State University, apr. 2003. Disponível em:

< https://www.asanet.org/sites/default/files/savvy/footnotes/apr03/indexthree.html>. Acesso em: 30 maio 2019.

RIBEIRO, Tarcyla Fidalgo. Proposta de Emenda à Constituição quer alterar a definição de função social da propriedade. Observatório das Metrópoles, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 6 de junho de 2019. Disponível em: <http://observatoriodasmetropoles.net.br/wp/proposta-de-emenda-constituicao-quer-alterar-definicao-de-funcao-social-da-propriedade/>. Acesso em: 6 jun. 2019.

ROMERO, Marta et al. Indicadores de sustentabilidade dos espaços públicos urbanos: aspectos metodológicos e atributos das estruturas urbanas. XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Salvador, 2005.

SCOPEL, Edna Graça et al. Tecendo reflexões sobre as percepções, as vivências e os saberes dos sujeitos da EJA: contribuições da reunião intermediária na formação humana e profissional de alunos e de professores do Proeja. In: OLIVEIRA, Edna Castro de; PINTO, Antonio Henrique; FERREIRA, Maria José de Resende Ferreira. (orgs.). EJA e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja. Brasília: Liber, p. 143-166, 2012.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

Ladeira, F. F. (2019). O uso do documentário “Derrubaram o Pinheirinho” para o estudo de conceitos de Geografia Urbana no ensino básico. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 288–306. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3613