Escola e Políticas de Currículo: uma pesquisa documental sobre as práticas discursivas de supervisores sobre o PIBID

Visualizações: 759

Autores

  • Mirele Corrêa Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP https://orcid.org/0000-0001-5104-8563
  • Jessiel Odilon Junglos Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Gicele Maria Cervi Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.3810

Palavras-chave:

Cotidiano. Escola. Formação de professores. PIBID.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública de educação que afeta a formação de professores e as práticas curriculares de escolas e universidades parceiras. Questionamos assim: como as práticas do PIBID interferem no cotidiano escolar?, e objetivamos problematizar as interferências do PIBID no currículo cotidiano das escolas, a partir de práticas discursivas dos supervisores sobre o PIBID levantadas por meio de uma pesquisa documental em teses e dissertações. Como objetivos específicos: (i) contextualizar os principais conceitos norteadores da pesquisa, dentre eles: escola, políticas de currículo, PIBID; (ii) mapear as práticas discursivas dos supervisores sobre o PIBID a partir de teses e dissertações do Banco de Teses e Dissertações (BDTD); (iii) discutir as interferências do PIBID no cotidiano escolar a partir dos dados analisados. A pesquisa é pós-crítica, de caráter documental e chama-se à composição teórica do estudo autores como: Foucault, Varela e Alvarez-Uria, Sibília, Dussel, entre outros. Conforme aspectos analisados: articulação entre teoria-prática, processos de avaliação do ensino-aprendizagem e interdisciplinaridade, infere-se que o PIBID, ainda que no enfrentamento de desafios, possibilita um espaço de trocas, mostrando-se ativo e assertivo em práticas inovadoras, na constituição de outras subjetividades escolares salvo àquela da lógica neoliberal.

Biografia do Autor

Mirele Corrêa, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2017). Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade, da Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais (FURB) e do Grupo PHALA - Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais, da Linha de Pesquisa Filosofias da Diferença (UNICAMP). Pesquisa a produção de subjetividades na escola contemporânea e as dinâmicas e fluxos do currículo escolar.

Jessiel Odilon Junglos, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade (FURB). Foi professor na Prefeitura Municipal de Blumenau e na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/FURB). Atualmente é Supervisor de Disciplina no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Gicele Maria Cervi, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (1998) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2010). Atualmente é professora do quadro da Universidade Regional de Blumenau. Professora do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, currículo, formação e gestão. Coordenadora Institucional do PIBID-FURB de 2011 até 2018.Vice-Presidente do ForPibid Gestão 2014-2016. Vice Coordenadora do Forum-Sul (09/18 - 03/2019) -Coordenadora do Programa Pós-Graduação em Educação da FURB 2017-2019.

Referências

ASSIS, A. S. de. PIBID e os desafios da formação docente em rede. Atos de Pesquisa em Educação: Blumenau, v. 10, n.2, p.462-478, mai./ago, 2015.

ASSIS, A. S. de. PIBID no contexto das políticas de formação docente. In.: PENITENTE, L. A. de A.; MENDONÇA, S. G. de L. (orgs.) Políticas para a formação de professores da educação básica: modelos em Disputa. Marília: Oi cina Universitária, São Paulo: Cultura Acadêmica, 120 p., 2016.

BELTRÃO, I. R. Escola e pedagogia. In: PEY, Maria Oly. (Org.). Esboço para uma história da escola no Brasil: algumas reflexões libertárias. Rio de Janeiro: Achimé, 2000. p. 123-127.

BIANCHI, R. C. Relação universidade-escola: o PIBID como instrumento de intervenção sobre o real da formação de professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.

BRASIL. Edital MEC/CAPES/FNDE de 12 de dezembro de 2007. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: Acesso em: 16 de novembro de 2017.

CANÁRIO, R. A escola tem futuro? Das promessas as incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DELEUZE, G. Conversações (1972-1990). Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 3ª ed. 2013.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006

DUSSEL, I.; CARUSO, Marcelo. Invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. Tradução de Cristina Antunes. São Paulo: Moderna, 2003.

FOUCAULT, M. Polêmica, política e problematizações. In.: FOUCAULT, Michel. Estratégia, poder e saber. (Coleção Ditos & Escritos IV). Organização de Manoel Barros de Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. p. 225-233.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Vozes, 1996.

JAEHN, L.; FERREIRA, M. S. Perspectivas para uma história do currículo: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz. Currículo sem Fronteiras, v.12, n. 3, p. 256-272, Set./Dez. 2012

LOPES, A. C. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos?. Revista Brasileira de Educação. maio/ago. n. 26.p. 109-118. 2006.

MOREIRA, A. F. B.; MACEDO, E. F. de. Apresentação. In: MOREIRA, A. F. B.; MACEDO, E. F. de. (Org.). Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Portugal: Porto, 2002, p. 6-10.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

SILVA, M. de L. de A. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e a formação do pedagogo: limites e potencialidades. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Católica de Brasília, 2015. Disponível em: <https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2140> Acessado em 15/ago./2018

OLIVEIRA, L. de et al. Um estudo com professores supervisores do Pibid sobre suas compreensões/ações acerca da avaliação do ensino e aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, 2017.

VARELA, J.; ALVAREZ-URIA, F. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, v. 6, p. 68-96, 1992.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

Corrêa, M., Junglos, J. O., & Cervi, G. M. (2020). Escola e Políticas de Currículo: uma pesquisa documental sobre as práticas discursivas de supervisores sobre o PIBID. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 282–302. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.3810