Escola e Políticas de Currículo: uma pesquisa documental sobre as práticas discursivas de supervisores sobre o PIBID
Visualizações: 826DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.3810Palavras-chave:
Cotidiano. Escola. Formação de professores. PIBID.Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública de educação que afeta a formação de professores e as práticas curriculares de escolas e universidades parceiras. Questionamos assim: como as práticas do PIBID interferem no cotidiano escolar?, e objetivamos problematizar as interferências do PIBID no currículo cotidiano das escolas, a partir de práticas discursivas dos supervisores sobre o PIBID levantadas por meio de uma pesquisa documental em teses e dissertações. Como objetivos específicos: (i) contextualizar os principais conceitos norteadores da pesquisa, dentre eles: escola, políticas de currículo, PIBID; (ii) mapear as práticas discursivas dos supervisores sobre o PIBID a partir de teses e dissertações do Banco de Teses e Dissertações (BDTD); (iii) discutir as interferências do PIBID no cotidiano escolar a partir dos dados analisados. A pesquisa é pós-crítica, de caráter documental e chama-se à composição teórica do estudo autores como: Foucault, Varela e Alvarez-Uria, Sibília, Dussel, entre outros. Conforme aspectos analisados: articulação entre teoria-prática, processos de avaliação do ensino-aprendizagem e interdisciplinaridade, infere-se que o PIBID, ainda que no enfrentamento de desafios, possibilita um espaço de trocas, mostrando-se ativo e assertivo em práticas inovadoras, na constituição de outras subjetividades escolares salvo àquela da lógica neoliberal.Referências
ASSIS, A. S. de. PIBID e os desafios da formação docente em rede. Atos de Pesquisa em Educação: Blumenau, v. 10, n.2, p.462-478, mai./ago, 2015.
ASSIS, A. S. de. PIBID no contexto das políticas de formação docente. In.: PENITENTE, L. A. de A.; MENDONÇA, S. G. de L. (orgs.) Políticas para a formação de professores da educação básica: modelos em Disputa. Marília: Oi cina Universitária, São Paulo: Cultura Acadêmica, 120 p., 2016.
BELTRÃO, I. R. Escola e pedagogia. In: PEY, Maria Oly. (Org.). Esboço para uma história da escola no Brasil: algumas reflexões libertárias. Rio de Janeiro: Achimé, 2000. p. 123-127.
BIANCHI, R. C. Relação universidade-escola: o PIBID como instrumento de intervenção sobre o real da formação de professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
BRASIL. Edital MEC/CAPES/FNDE de 12 de dezembro de 2007. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: Acesso em: 16 de novembro de 2017.
CANÁRIO, R. A escola tem futuro? Das promessas as incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DELEUZE, G. Conversações (1972-1990). Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 3ª ed. 2013.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006
DUSSEL, I.; CARUSO, Marcelo. Invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. Tradução de Cristina Antunes. São Paulo: Moderna, 2003.
FOUCAULT, M. Polêmica, política e problematizações. In.: FOUCAULT, Michel. Estratégia, poder e saber. (Coleção Ditos & Escritos IV). Organização de Manoel Barros de Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. p. 225-233.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Vozes, 1996.
JAEHN, L.; FERREIRA, M. S. Perspectivas para uma história do currículo: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz. Currículo sem Fronteiras, v.12, n. 3, p. 256-272, Set./Dez. 2012
LOPES, A. C. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos?. Revista Brasileira de Educação. maio/ago. n. 26.p. 109-118. 2006.
MOREIRA, A. F. B.; MACEDO, E. F. de. Apresentação. In: MOREIRA, A. F. B.; MACEDO, E. F. de. (Org.). Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Portugal: Porto, 2002, p. 6-10.
SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
SILVA, M. de L. de A. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e a formação do pedagogo: limites e potencialidades. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Católica de Brasília, 2015. Disponível em: <https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2140> Acessado em 15/ago./2018
OLIVEIRA, L. de et al. Um estudo com professores supervisores do Pibid sobre suas compreensões/ações acerca da avaliação do ensino e aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, 2017.
VARELA, J.; ALVAREZ-URIA, F. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, v. 6, p. 68-96, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.