Escola e Políticas de Currículo: uma pesquisa documental sobre as práticas discursivas de supervisores sobre o PIBID

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Autores/as

  • Mirele Corrêa Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP https://orcid.org/0000-0001-5104-8563
  • Jessiel Odilon Junglos Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Gicele Maria Cervi Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.3810

Palabras clave:

Cotidiano. Escola. Formação de professores. PIBID.

Resumen

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública de educação que afeta a formação de professores e as práticas curriculares de escolas e universidades parceiras. Questionamos assim: como as práticas do PIBID interferem no cotidiano escolar?, e objetivamos problematizar as interferências do PIBID no currículo cotidiano das escolas, a partir de práticas discursivas dos supervisores sobre o PIBID levantadas por meio de uma pesquisa documental em teses e dissertações. Como objetivos específicos: (i) contextualizar os principais conceitos norteadores da pesquisa, dentre eles: escola, políticas de currículo, PIBID; (ii) mapear as práticas discursivas dos supervisores sobre o PIBID a partir de teses e dissertações do Banco de Teses e Dissertações (BDTD); (iii) discutir as interferências do PIBID no cotidiano escolar a partir dos dados analisados. A pesquisa é pós-crítica, de caráter documental e chama-se à composição teórica do estudo autores como: Foucault, Varela e Alvarez-Uria, Sibília, Dussel, entre outros. Conforme aspectos analisados: articulação entre teoria-prática, processos de avaliação do ensino-aprendizagem e interdisciplinaridade, infere-se que o PIBID, ainda que no enfrentamento de desafios, possibilita um espaço de trocas, mostrando-se ativo e assertivo em práticas inovadoras, na constituição de outras subjetividades escolares salvo àquela da lógica neoliberal.

Biografía del autor/a

Mirele Corrêa, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2017). Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade, da Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais (FURB) e do Grupo PHALA - Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais, da Linha de Pesquisa Filosofias da Diferença (UNICAMP). Pesquisa a produção de subjetividades na escola contemporânea e as dinâmicas e fluxos do currículo escolar.

Jessiel Odilon Junglos, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade (FURB). Foi professor na Prefeitura Municipal de Blumenau e na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/FURB). Atualmente é Supervisor de Disciplina no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Gicele Maria Cervi, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (1998) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2010). Atualmente é professora do quadro da Universidade Regional de Blumenau. Professora do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, currículo, formação e gestão. Coordenadora Institucional do PIBID-FURB de 2011 até 2018.Vice-Presidente do ForPibid Gestão 2014-2016. Vice Coordenadora do Forum-Sul (09/18 - 03/2019) -Coordenadora do Programa Pós-Graduação em Educação da FURB 2017-2019.

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Publicado

2020-12-24

Cómo citar

Corrêa, M., Junglos, J. O., & Cervi, G. M. (2020). Escola e Políticas de Currículo: uma pesquisa documental sobre as práticas discursivas de supervisores sobre o PIBID. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 282–302. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.3810

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