Fontes para uma história da cultura material escolar no Império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826-1834)

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3894

Resumo

Tomando por objeto de estudo a documentação existente no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados (Brasília-DF), o artigo tem por objetivo discutir as possibilidades dessa empiria para a história da cultura material escolar no Império, entre os anos de 1826 a 1834. Ancora-se na metodologia da teorização das fontes e nos conceitos de Arquivo e Cultura Material Escolar. As conclusões apontam que da documentação custodiada no arquivo analisado, emerge um duplo testemunho para a escrita de uma história da cultura material escolar no Império: de uma parte, as diferentes atitudes políticas em torno do provimento e da produção de condições materiais da escola e da escolarização da infância no país; de outra, sentidos e significados sobre a história da educação no período da centralização do ensino elementar, pouco observados até o momento, mas que podem vir ser melhor evidenciados pelo estudo da cultura material escolar que ali se vinha produzindo.

Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Doutor em Educação. Professor de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

dos Anjos, J. J. T. (2019). Fontes para uma história da cultura material escolar no Império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826-1834). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 58–76. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3894