Fontes para uma história da cultura material escolar no Império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826-1834)

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3894

Resumen

Tomando por objeto de estudo a documentação existente no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados (Brasília-DF), o artigo tem por objetivo discutir as possibilidades dessa empiria para a história da cultura material escolar no Império, entre os anos de 1826 a 1834. Ancora-se na metodologia da teorização das fontes e nos conceitos de Arquivo e Cultura Material Escolar. As conclusões apontam que da documentação custodiada no arquivo analisado, emerge um duplo testemunho para a escrita de uma história da cultura material escolar no Império: de uma parte, as diferentes atitudes políticas em torno do provimento e da produção de condições materiais da escola e da escolarização da infância no país; de outra, sentidos e significados sobre a história da educação no período da centralização do ensino elementar, pouco observados até o momento, mas que podem vir ser melhor evidenciados pelo estudo da cultura material escolar que ali se vinha produzindo.

Biografía del autor/a

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Doutor em Educação. Professor de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

2019-10-15

Cómo citar

dos Anjos, J. J. T. (2019). Fontes para uma história da cultura material escolar no Império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826-1834). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 58–76. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3894