A escola soviética na perspectiva deweyana: a importância da liderança soviética no processo de transição social

Marco Aurélio Gomes Oliveira, Carlos Alberto Lucena

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar os primeiros resultados da pesquisa de doutoramento no tocante a função política e social da educação para John Dewey, tendo como objeto de estudo os seis artigos produzidos pelo filósofo oriundo de sua visita na Rússia soviética em 1928. Para tanto, discutiremos as primeiras análises deweyanas referente ao papel exercido pelas lideranças soviéticas à frente da educação no processo revolucionário pós Outubro de 1917. Assim, buscamos ao longo da discussão perceber como o filósofo analisa as experiências educacionais e sua relação com a consolidação do processo de transição vivenciado pela população russa. Uma questão latente nas impressões de John Dewey foi a mudança de mentalidade cultural e política dos sujeitos envolvidos naquele processo histórico.


Palavras-chave


Imprensa. Escola soviética. John Dewey.

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DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3939

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