A escola soviética na perspectiva deweyana: a importância da liderança soviética no processo de transição social

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3939

Palavras-chave:

Imprensa. Escola soviética. John Dewey.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os primeiros resultados da pesquisa de doutoramento no tocante a função política e social da educação para John Dewey, tendo como objeto de estudo os seis artigos produzidos pelo filósofo oriundo de sua visita na Rússia soviética em 1928. Para tanto, discutiremos as primeiras análises deweyanas referente ao papel exercido pelas lideranças soviéticas à frente da educação no processo revolucionário pós Outubro de 1917. Assim, buscamos ao longo da discussão perceber como o filósofo analisa as experiências educacionais e sua relação com a consolidação do processo de transição vivenciado pela população russa. Uma questão latente nas impressões de John Dewey foi a mudança de mentalidade cultural e política dos sujeitos envolvidos naquele processo histórico.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Gomes Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (2018). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (2011). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins/Campus Tocantinópolis, lotado no Curso de Pedagogia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Marxismo - GEPHEM, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Área de pesquisa: História da Educação; Sociologia da Educação; Filosofia da Educação; Marxismo e educação.

Carlos Alberto Lucena, Universidade Federal de Uberlândia

Cientista Social pela Puccamp. Mestre em Eucação pela Puccamp. Doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp. Pós-doutorado em Educação pela Ufscar com acompanhamento de estágio pelo Prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPQ. Pesquisador do Histedbr. Professor Associado IV na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em educação. Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana. Editor da Editora Navegando Publicações vinculada ao Histedbr. Desenvolve pesquisas nas áreas de Trabalho e Economia da Educação, investigando as mediações entre a mundialização do capital e a formação dos trabalhadores.

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Publicado

17-07-2020

Como Citar

Oliveira, M. A. G., & Lucena, C. A. (2020). A escola soviética na perspectiva deweyana: a importância da liderança soviética no processo de transição social. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 221–245. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3939