Lugar, tempo, relação pedagógica: a Escola de Aprendizes Artífices na perspectiva da Forma Escolar

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4066

Palavras-chave:

História da Educação Matemática. Escola de Aprendizes Artífices. Saberes a ensinar aritmética. Forma escolar.

Resumo

Este artigo tem como propósito compreender como a organização e estruturação dos saberes a ensinar aritmética presentes no curso primário das Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs) contribui para a proposta do projeto político e pedagógico ao qual essas escolas se associam. Para tanto, iremos utilizar a concepção de forma escolar, apresentada no texto de Vincent, Lahire e Thin (2001), para compreender o projeto político e pedagógico associado às escolas e a categoria conceitual saberes a ensinar, desenvolvido por Hofstetter e Schneuwly (2017), para captar e analisar os saberes a ensinar aritmética que permeiam a relação pedagógica que se institui no curso primário das EAAs. Para tanto, analisamos os decretos e os relatórios ministeriais, no período de 1909 e 1926, emitidos pelo Ministério da Indústria e Comércio. Dentre os resultados, podemos verificar que projeto político e pedagógico associado às EAAs tem por propósito uma dicotômica formação: profissional, fornecendo elemento para a prática de um ofício, e geral, escolarizando e inculcando hábito pelo trabalho. Constatamos que os saberes a ensinar aritmética são escolhidos de forma a contribuir para essa dicotômica formação.

Biografia do Autor

Cleber Schaefer Barbaresco, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

David Antonio Costa, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológia da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

17-07-2020

Como Citar

Barbaresco, C. S., & Costa, D. A. (2020). Lugar, tempo, relação pedagógica: a Escola de Aprendizes Artífices na perspectiva da Forma Escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 346–373. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4066