Lugar, tempo, relação pedagógica: a Escola de Aprendizes Artífices na perspectiva da Forma Escolar

Visualizações: 685

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4066

Keywords:

História da Educação Matemática. Escola de Aprendizes Artífices. Saberes a ensinar aritmética. Forma escolar.

Abstract

Este artigo tem como propósito compreender como a organização e estruturação dos saberes a ensinar aritmética presentes no curso primário das Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs) contribui para a proposta do projeto político e pedagógico ao qual essas escolas se associam. Para tanto, iremos utilizar a concepção de forma escolar, apresentada no texto de Vincent, Lahire e Thin (2001), para compreender o projeto político e pedagógico associado às escolas e a categoria conceitual saberes a ensinar, desenvolvido por Hofstetter e Schneuwly (2017), para captar e analisar os saberes a ensinar aritmética que permeiam a relação pedagógica que se institui no curso primário das EAAs. Para tanto, analisamos os decretos e os relatórios ministeriais, no período de 1909 e 1926, emitidos pelo Ministério da Indústria e Comércio. Dentre os resultados, podemos verificar que projeto político e pedagógico associado às EAAs tem por propósito uma dicotômica formação: profissional, fornecendo elemento para a prática de um ofício, e geral, escolarizando e inculcando hábito pelo trabalho. Constatamos que os saberes a ensinar aritmética são escolhidos de forma a contribuir para essa dicotômica formação.

Author Biographies

Cleber Schaefer Barbaresco, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

David Antonio Costa, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológia da Universidade Federal de Santa Catarina.

References

BARBARESCO, C. S.; COSTA, D. A.. Os Saberes para ensinar e saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 18, n. 58, p. 890-921, jul/set. 2018.

BARBARESCO, C. S. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. 183 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.

BRASIL. Decreto nº 7.566 de 23 de set. 1909. Cria nas Capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. 1909a. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116790 >. Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Decreto nº 7.763 de 23 de dez. 1909. Altera os decretos de n. 7.566 e 7.649. 1909b Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182545 . Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Decreto nº 9.070 de 25 de out. 1911. Dá um novo regulamento ás Escolas de Aprendizes Artífices . 1911. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182550 . Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Decreto nº 13.064 de 12 de jun. de 1918. Dá novo regulamento às Escolas de Aprendizes Artífices. 1918. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182547 Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Industria e Comércio. Relatório das Escolas de Aprendizes Artífices: 1920. Rio de Janeiro: Papelaria e Typographia Villas Boas & C, 1921. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182543 . Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Industria e Comércio. Relatório das Escolas de Aprendizes Artífices: 1926. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1928. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182544 . Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Lei nº 378 de 13 jan. de 1937. Dá nova organização ao Ministério da educação e Saúde Pública. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-378-13-janeiro-1937-398059-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.073 de 30 jan. de 1942. Lei orgânica do ensino industrial. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro-1942-414503-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 07 nov. 2019.

CUNHA, L. A.. O ensino de ofício nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FONSECA, C. S.. História do ensino industrial. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, v.1, 1986.

HÉBRARD, J.. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. Tradução: Guacira Lopes Louro. Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 2, 1990, p. 65-109.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B.. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.. VALENTE, W. R.. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, 2017, p. 113 – 172.

NAGLE, J.. Educação e sociedade na Primeira República. 2ª ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária (E.P.U), 1976.

QUELUZ, G. L.. Concepções de Ensino Técnico na República Velha (1909 – 1930). Curitiba: CEFET-PR, 2000.

SOARES, M. J. A.. As Escolas de Aprendizes Artífices e suas fontes inspiradoras. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v.5, n.4, p. 69 -77, out/dez, 1981. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/fe/article/view/60571/58817 . Acesso em: 07 nov. 2019.

SOARES, M. J. A.. As Escolas de Aprendizes Artífices: estrutura e evolução. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v.6, n.2, p. 58-92, jul/set, 1982. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/fe/article/view/60628/58869 . Acesso em: 07 nov. 2019.

VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D.. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun, 2001, p. 7- 47. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n33/n33a02.pdf . Acesso em: 07 nov. 2019.

Published

2020-07-17

How to Cite

Barbaresco, C. S., & Costa, D. A. (2020). Lugar, tempo, relação pedagógica: a Escola de Aprendizes Artífices na perspectiva da Forma Escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 346–373. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4066