Perspectivas formativas: percepções de estudantes de um curso de especialização em docência na educação superior
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4157Palavras-chave:
formação de professores, saberes docentes, perspectivas formativas, especialização latu sensu.Resumo
Essa pesquisa objetiva compreender quais as percepções de estudantes de um curso de especialização em docência na educação superior a respeito das perspectivas formativas (acadêmica, técnica e prática), do “ser professor” e os saberes necessários para o exercício dessa profissão. Tais perspectivas são importantes pois indicam o modelo de ensino do professor que se pretender formar. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário utilizando a plataforma Google Forms. Os resultados indicam que esses estudantes têm percepções de que o professor deve ser um agente transformador e o aluno um agente ativo no processo de ensino-aprendizagem, evidenciando características de uma perspectiva prática, entretanto demonstram não saber como fazê-lo, ao entenderem que precisam de técnicas e metodologias estabelecidas, características de uma perspectiva técnica. Diante disso, reiteramos a necessidade de uma formação inicial e continuada que possibilitem a esses futuros professores uma ação reflexiva diante da sua prática docente.
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