Perspectivas formativas: percepções de estudantes de um curso de especialização em docência na educação superior

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4157

Palavras-chave:

formação de professores, saberes docentes, perspectivas formativas, especialização latu sensu.

Resumo

Essa pesquisa objetiva compreender quais as percepções de estudantes de um curso de especialização em docência na educação superior a respeito das perspectivas formativas (acadêmica, técnica e prática), do “ser professor” e os saberes necessários para o exercício dessa profissão. Tais perspectivas são importantes pois indicam o modelo de ensino do professor que se pretender formar. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário utilizando a plataforma Google Forms. Os resultados indicam que esses estudantes têm percepções de que o professor deve ser um agente transformador e o aluno um agente ativo no processo de ensino-aprendizagem, evidenciando características de uma perspectiva prática, entretanto demonstram não saber como fazê-lo, ao entenderem que precisam de técnicas e metodologias estabelecidas, características de uma perspectiva técnica. Diante disso, reiteramos a necessidade de uma formação inicial e continuada que possibilitem a esses futuros professores uma ação reflexiva diante da sua prática docente.

Biografia do Autor

Beatriz Haas Delamuta, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Química (UTFPR) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

Natany Dayani de Souza Assai, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciada em Química (UEPG) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciência e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Alvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor Doutor Associado do Departamento de Biologia Geral – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil. Coordenador do GETEPEC (cadastrado e certificado no CNPq) - Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências. Atua nas áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores das Ciências, Ensino-Aprendizagem das Ciências, Processos Interativos em Sala de Aula, Educação Ambiental e Educação para a Sexualidade.

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

Delamuta, B. H., Assai, N. D. de S., & Lorencini Júnior, A. (2020). Perspectivas formativas: percepções de estudantes de um curso de especialização em docência na educação superior. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 204–234. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4157