Perspectivas formativas: percepções de estudantes de um curso de especialização em docência na educação superior

Visualizações: 850

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4157

Keywords:

formação de professores, saberes docentes, perspectivas formativas, especialização latu sensu.

Abstract

Essa pesquisa objetiva compreender quais as percepções de estudantes de um curso de especialização em docência na educação superior a respeito das perspectivas formativas (acadêmica, técnica e prática), do “ser professor” e os saberes necessários para o exercício dessa profissão. Tais perspectivas são importantes pois indicam o modelo de ensino do professor que se pretender formar. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário utilizando a plataforma Google Forms. Os resultados indicam que esses estudantes têm percepções de que o professor deve ser um agente transformador e o aluno um agente ativo no processo de ensino-aprendizagem, evidenciando características de uma perspectiva prática, entretanto demonstram não saber como fazê-lo, ao entenderem que precisam de técnicas e metodologias estabelecidas, características de uma perspectiva técnica. Diante disso, reiteramos a necessidade de uma formação inicial e continuada que possibilitem a esses futuros professores uma ação reflexiva diante da sua prática docente.

Author Biographies

Beatriz Haas Delamuta, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Química (UTFPR) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

Natany Dayani de Souza Assai, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciada em Química (UEPG) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciência e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Alvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor Doutor Associado do Departamento de Biologia Geral – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil. Coordenador do GETEPEC (cadastrado e certificado no CNPq) - Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências. Atua nas áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores das Ciências, Ensino-Aprendizagem das Ciências, Processos Interativos em Sala de Aula, Educação Ambiental e Educação para a Sexualidade.

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CUNHA, Maria Isabela da. Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: à docência e sua formação. Educação, Porto Alegre, v. 54, n.3, p. 525-536, 2004.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.

HADJI, Charles. A avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LORENCINI JR., Álvaro. As demandas formativas do professor de ciências. In: CAINELLI, Marlene Rosa.; SILVA, Ileizi Fiorelli (Org.). O estágio na licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009. p. 21-41.

MASETTO, Marcos Tarciso. Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração. Edição Especial. v. 1, n. 2, p.04-25, 2009.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In. _______________. Os Professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. Tradução Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José António Sousa Tavares. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 93-114.

PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. n. 12, 1999, p. 5-21, 1999. Disponível em < http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_34.html> Acesso em: 16 abr. 2018.

PREDEBON, Flaviane; PINO, José Cláudio Del. Uma análise evolutiva de modelos didáticos associados às concepções didáticas de futuros professores de química envolvidos em um processo de intervenção formativa. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.14, n.2, p. 237-254, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

RODRIGUES, Malvina, Thaís Pacheco; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 60, n.4, p. 456-459, 2007.

SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. Tradução Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José António Sousa Tavares. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 77-91.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

TOGNI, Ana Cecília; GIONGO, Ieda Maria.; SCHREINER, Ingo Valter; KREY, Isabel; HARRES, Siqueira; HARRES, Jacqueline da Silva.; QUARTIERI, Marli Teresinha.; DULLIUS, Maria Madalena.; PIZZATO, Michelle. Grupo de Reflexão sobre a Prática Docente: uma proposta de formação continuada para professores do ensino superior. In: IV ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2005. Lajeado. Anais. Lajeado RS: UNIVATES, 2005.

ZIMMERMANN, Erika; BERTANI, Januária Araújo. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n.1, p. 43-62, 2003.

Published

2020-08-17

How to Cite

Delamuta, B. H., Assai, N. D. de S., & Lorencini Júnior, A. (2020). Perspectivas formativas: percepções de estudantes de um curso de especialização em docência na educação superior. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 204–234. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4157