Percepção de graduandos de pedagogia sobre o uso de atividades de vida diária com objetivos educacionais para bebês

Visualizações: 743

Autores

  • Bárbara Solana Scarlassara Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Araraquara http://orcid.org/0000-0002-0705-2060
  • Carla Cilene Baptista Silva Professora Associada do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade Programa de Pós Graduação Ensino em Ciências da Saúde Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista (UNIFESP/BS). Rua Silva Jardim, 136 - Vila Mathias - Santos/SP - CEP: 11015-020 Telefone: (13) 3229 0131ou (13) 99182 8208 http://orcid.org/0000-0001-9250-6065
  • Fabiana Cristina Frigieri Vitta Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Araraquara Departamento de Educação Especial Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp - Campus de Marília http://orcid.org/0000-0001-9545-7588

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4195

Palavras-chave:

Educação infantil. Terapia Ocupacional. Primeira Infância. Formação de Professores. Atividades de Vida Diária.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos alunos de Pedagogia sobre o papel das Atividades de Vida Diária (AVDs) – higiene, alimentação e vestuário – para estimular o desenvolvimento da criança de zero a um ano e seis meses de idade que frequenta essa fase da educação. Participaram 937 alunos de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Paulista. Os dados foram coletados por questionário de perguntas fechadas, baseado na bibliografia da área. A aplicação aconteceu presencialmente e por meio eletrônico, após consentimento dos coordenadores dos cursos. Os dados foram analisados por estatística descritiva e mostraram que os graduandos consideram de extrema importância a realização das AVDs no berçário, mas que têm pouco conteúdo relacionado ao assunto, refletindo no entendimento dessa prática. Constatou-se que há dificuldade em compreender as variáveis que envolvem as tarefas, como as características dos materiais, organização do espaço/tempo e participação da criança. Ao realizar as AVDs, os professores necessitam de formação específica, tanto inicial, quanto continuada, possibilitando a organização de atividades educacionais que promovam o desenvolvimento integral do bebê. A Terapia Ocupacional é uma dentre várias áreas que podem colaborar com a educação por possuir conhecimentos que auxiliam os pedagogos na análise e aplicação intencional dessas atividades. 

Biografia do Autor

Bárbara Solana Scarlassara, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Araraquara

Possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Atualmente é Doutoranda em Educação Escolar, na linha Formação de Professor, Trabalho docente e Práticas Pedagógicas, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade e Desenvolvimento Infantil - GEPADI. Foi bolsista pelo Programa RENOVE UNESP-PROPE de maio/2012 a dezembro2013, bolsista CNPq de agosto/2012 a dezembro/2013 e bolsista CAPES março/2017 a março/2019. Cursou Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce no Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade da Ufscar de setembro/2014 a dezembro/2014. Atuou no Centro de Reabilitação SORRI na cidade de Bauru - SP e na Prefeitura Municipal de Pederneiras. (Fonte: Currículo Lattes)

Carla Cilene Baptista Silva, Professora Associada do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade Programa de Pós Graduação Ensino em Ciências da Saúde Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista (UNIFESP/BS). Rua Silva Jardim, 136 - Vila Mathias - Santos/SP - CEP: 11015-020 Telefone: (13) 3229 0131ou (13) 99182 8208

Professora Associada do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional com ênfase em Educação e Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: educação inclusiva, desenvolvimento infantil, atividade lúdica, terapia ocupacional, formação interprofissional em saúde. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo curso Sanduíche em Sciences des Jeux, na Universitè Paris XIII. Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade de Aveiro, Portugal (2016). Credenciada no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (Mestrado Profissional) e no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Saúde (Mestrado Acadêmico), da UNIFESP. (Fonte: Currículo Lattes)

Fabiana Cristina Frigieri Vitta, Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Araraquara Departamento de Educação Especial Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp - Campus de Marília

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professor assistente no Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília e do Programa Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp de Araraquara, na linha de pesquisa Formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação e Terapia Ocupacional, com ênfase em Desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade e desenvolvimento infantil, educação infantil, formação de professores e práticas docentes. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividades e Desenvolvimento Infantil - GEPADI, que desenvolve projetos de pesquisa e extensão junto à instituições de Educação Infantil e crianças em risco social de Marília. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

ABUCHAIM, B. O. Panorama das políticas de educação infantil no Brasil. Brasília: UNESCO, 2018.

ANTONIALLI, F.; ANTONIALLI, L.; ANTONIALLI, R. Usos e abusos da escala likert: estudo bibliométrico nos anais do EnANPAD de 2010 a 2015. Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Juiz de fora/MG, 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/328028118_Usos_e_abusos_da_escala_likert_estudo_bibliometrico_nos_anais_do_EnANPAD_de_2010_a_2015. Acesso em: 19 dez. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: MEC/SEB, 2005.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Maio de 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013.

Planejando a próxima década. Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Síntese de evidências para políticas de saúde: promovendo o desenvolvimento na primeira. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2017a.

BRASIL. IBGE. Aspectos dos cuidados das crianças de menos de 4 anos de idade. 2015. Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE 2017b.

BRASIL. Ministério da Educação; texto final Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.

FEBRÔNIO, M. da P. G. Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 151-171, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1194. Acesso em: 26 fev. 2019.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo, AMGH Editora Ltda., 7ª edição 2013.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Educação 2017. Brasília, 2018.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Educação 2018. Brasília, 2019.

LIMA, A. B. R.; BHERING, E. Um estudo sobre creches como ambiente de desenvolvimento. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 573-596, set./dez. 2006.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.

NÖRNBERG, M. Do berço ao berçário. A instituição como morada e lugar de contato. Pro-posições, v. 24, n. 3(72), p. 99-113, set./dez., 2013.

OLIVEIRA, D. R.; SILVA, R. A. G. da; GUIMARÃES, C. M. Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 129-148, mai 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7133. Acesso em: 26 fev. 2019.

OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Editora Cortez, 2007.

PEDRAL, C.; BASTOS, P. Terapia Ocupacional: Metodologia e prática. Rio de Janeiro: Rubio, 2008.

PEDRETTI, L.; EARLY M. Terapia Ocupacional: Capacidades praticas para as disfunções físicas. 5ª edição. São Paulo: Roca LTDA, 2005.

RICHTER, A. C.; VAZ A. F. Sobre a tutela dos corpos infantis na rotina alimentar da creche. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, p. 486-501, maio/ago. 2011.

ROSEMBERG, F. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, M. A. B. (Org.) Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, 2012. p.10-46.

SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M. H. Controle motor: teoria e aplicações praticas. 2ª ed. Barueri: Manole; 2003.

SILVA, R. A. G.; GARMS, G. M. Z. Formação de professores de educação infantil: perspectivas para projetos de formação e de supervisão. Nuances: estudos sobre Educação, v. 26, p. 34-54, jan. 2015. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2776 Acesso em: 26 fev. 2019.

SOARES, M. Formação de rede: uma alternativa de desenvolvimento profissional de alfabetizadores/as. Cadernos Cenpec. São Paulo, v. 4, n. 2, p. 146-173, dez. 2014.

SOUZA, C. R. et al. Organização dos espaços ambientes para crianças de zero a três anos. XVII SEDU. Semana da Educação UEL 2017, Londrina, PR. Anais. Londrina, 2017, v.17, n1, p. 742-756, 2017. ISBN 978-85- 7846-455-4. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/anais/2017/apresentacao-anais-2017.php. Acesso em: 26 fev. 2019.

VIEIRA, I. C. S. As práticas de professoras de berçário no contexto da proposta pedagógica de uma creche municipal do interior de São Paulo: a interação e a brincadeira em destaque. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, 2016.

VITTA, F. C. F.; CRUZ, G. A.; SCARLASSARA, B. S. A Base Nacional Comum Curricular e o berçário. Revista Horizontes, Universidade São Francisco, v.36, n 1, p. 64-73, 2018.

VITTA, F. C. F.; VITTA, A. Promoção do desenvolvimento da criança no contexto educacional: o berçário. In: ZANIOLO, L. O.; DALLÁCQUA, M. J. C. Inclusão escolar: Pesquisando políticas públicas, formação de professores e práticas pedagógicas. Jundiaí, Paco Editorial: 2012. p.141-162.

Downloads

Publicado

17-08-2020

Como Citar

Scarlassara, B. S., Silva, C. C. B., & Vitta, F. C. F. (2020). Percepção de graduandos de pedagogia sobre o uso de atividades de vida diária com objetivos educacionais para bebês. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 675–701. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4195