Percepção de graduandos de pedagogia sobre o uso de atividades de vida diária com objetivos educacionais para bebês
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4195Palabras clave:
Educação infantil. Terapia Ocupacional. Primeira Infância. Formação de Professores. Atividades de Vida Diária.Resumen
O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos alunos de Pedagogia sobre o papel das Atividades de Vida Diária (AVDs) – higiene, alimentação e vestuário – para estimular o desenvolvimento da criança de zero a um ano e seis meses de idade que frequenta essa fase da educação. Participaram 937 alunos de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Paulista. Os dados foram coletados por questionário de perguntas fechadas, baseado na bibliografia da área. A aplicação aconteceu presencialmente e por meio eletrônico, após consentimento dos coordenadores dos cursos. Os dados foram analisados por estatística descritiva e mostraram que os graduandos consideram de extrema importância a realização das AVDs no berçário, mas que têm pouco conteúdo relacionado ao assunto, refletindo no entendimento dessa prática. Constatou-se que há dificuldade em compreender as variáveis que envolvem as tarefas, como as características dos materiais, organização do espaço/tempo e participação da criança. Ao realizar as AVDs, os professores necessitam de formação específica, tanto inicial, quanto continuada, possibilitando a organização de atividades educacionais que promovam o desenvolvimento integral do bebê. A Terapia Ocupacional é uma dentre várias áreas que podem colaborar com a educação por possuir conhecimentos que auxiliam os pedagogos na análise e aplicação intencional dessas atividades.
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