Percepção de graduandos de pedagogia sobre o uso de atividades de vida diária com objetivos educacionais para bebês

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Autores/as

  • Bárbara Solana Scarlassara Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Araraquara http://orcid.org/0000-0002-0705-2060
  • Carla Cilene Baptista Silva Professora Associada do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade Programa de Pós Graduação Ensino em Ciências da Saúde Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista (UNIFESP/BS). Rua Silva Jardim, 136 - Vila Mathias - Santos/SP - CEP: 11015-020 Telefone: (13) 3229 0131ou (13) 99182 8208 http://orcid.org/0000-0001-9250-6065
  • Fabiana Cristina Frigieri Vitta Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Araraquara Departamento de Educação Especial Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp - Campus de Marília http://orcid.org/0000-0001-9545-7588

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4195

Palabras clave:

Educação infantil. Terapia Ocupacional. Primeira Infância. Formação de Professores. Atividades de Vida Diária.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos alunos de Pedagogia sobre o papel das Atividades de Vida Diária (AVDs) – higiene, alimentação e vestuário – para estimular o desenvolvimento da criança de zero a um ano e seis meses de idade que frequenta essa fase da educação. Participaram 937 alunos de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Paulista. Os dados foram coletados por questionário de perguntas fechadas, baseado na bibliografia da área. A aplicação aconteceu presencialmente e por meio eletrônico, após consentimento dos coordenadores dos cursos. Os dados foram analisados por estatística descritiva e mostraram que os graduandos consideram de extrema importância a realização das AVDs no berçário, mas que têm pouco conteúdo relacionado ao assunto, refletindo no entendimento dessa prática. Constatou-se que há dificuldade em compreender as variáveis que envolvem as tarefas, como as características dos materiais, organização do espaço/tempo e participação da criança. Ao realizar as AVDs, os professores necessitam de formação específica, tanto inicial, quanto continuada, possibilitando a organização de atividades educacionais que promovam o desenvolvimento integral do bebê. A Terapia Ocupacional é uma dentre várias áreas que podem colaborar com a educação por possuir conhecimentos que auxiliam os pedagogos na análise e aplicação intencional dessas atividades. 

Biografía del autor/a

Bárbara Solana Scarlassara, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Araraquara

Possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Atualmente é Doutoranda em Educação Escolar, na linha Formação de Professor, Trabalho docente e Práticas Pedagógicas, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade e Desenvolvimento Infantil - GEPADI. Foi bolsista pelo Programa RENOVE UNESP-PROPE de maio/2012 a dezembro2013, bolsista CNPq de agosto/2012 a dezembro/2013 e bolsista CAPES março/2017 a março/2019. Cursou Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce no Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade da Ufscar de setembro/2014 a dezembro/2014. Atuou no Centro de Reabilitação SORRI na cidade de Bauru - SP e na Prefeitura Municipal de Pederneiras. (Fonte: Currículo Lattes)

Carla Cilene Baptista Silva, Professora Associada do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade Programa de Pós Graduação Ensino em Ciências da Saúde Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista (UNIFESP/BS). Rua Silva Jardim, 136 - Vila Mathias - Santos/SP - CEP: 11015-020 Telefone: (13) 3229 0131ou (13) 99182 8208

Professora Associada do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional com ênfase em Educação e Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: educação inclusiva, desenvolvimento infantil, atividade lúdica, terapia ocupacional, formação interprofissional em saúde. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo curso Sanduíche em Sciences des Jeux, na Universitè Paris XIII. Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade de Aveiro, Portugal (2016). Credenciada no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (Mestrado Profissional) e no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Saúde (Mestrado Acadêmico), da UNIFESP. (Fonte: Currículo Lattes)

Fabiana Cristina Frigieri Vitta, Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Araraquara Departamento de Educação Especial Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp - Campus de Marília

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professor assistente no Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília e do Programa Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp de Araraquara, na linha de pesquisa Formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação e Terapia Ocupacional, com ênfase em Desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade e desenvolvimento infantil, educação infantil, formação de professores e práticas docentes. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividades e Desenvolvimento Infantil - GEPADI, que desenvolve projetos de pesquisa e extensão junto à instituições de Educação Infantil e crianças em risco social de Marília. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

2020-08-17

Cómo citar

Scarlassara, B. S., Silva, C. C. B., & Vitta, F. C. F. (2020). Percepção de graduandos de pedagogia sobre o uso de atividades de vida diária com objetivos educacionais para bebês. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 675–701. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4195