Conhecendo Toledo um livro didático nas “memórias públicas” de uma urbe paranaense

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4247

Palavras-chave:

ensino de história, história local, cidade, história e memória

Resumo

O artigo problematiza o lugar do livro didático Conhecendo Toledo (Luketa e Langemann, 2004) no interior da dinâmica de construção de “memórias públicas” (Grupo Memória Popular, 2004) da cidade de Toledo-PR, em princípios da década de 2000. Conforme constatado em trabalhos anteriores, existe nessa cidade uma memória cristalizada, que versa sobre a fundação do lugar (ocorrida em 1946), seus “primeiros tempos” (principalmente as décadas de 1940 e de 1950) e os moradores “pioneiros”, considerados como os grandes protagonistas da história local. Em tais versões do passado, são eclipsadas outras pessoas e processos históricos, assim como a desigualdade social e a diversidade cultural, que sempre pontuaram a existência do lugar. Diante disso, o texto questiona como o livro didático se conecta e dialoga com essas construções memorialísticas, qual seu papel na difusão (e também reelaboração) de tais memórias locais, bem como indaga o caráter da mensagem que o manual busca transmitir aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da rede municipal de educação.

Biografia do Autor

Jiani Fernando Langaro, Faculdade de História - FH Programa de Pós-Graduação em História Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor Adjunto da área de História do Brasil

Faculdade de História - FH

Programa de Pós-Graduação em História

Universidade Federal de Goiás - UFG

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

Langaro, J. F. (2020). Conhecendo Toledo um livro didático nas “memórias públicas” de uma urbe paranaense. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 284–306. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4247