Conhecendo Toledo um livro didático nas “memórias públicas” de uma urbe paranaense
Visualizações: 1068DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4247Keywords:
ensino de história, história local, cidade, história e memóriaAbstract
O artigo problematiza o lugar do livro didático Conhecendo Toledo (Luketa e Langemann, 2004) no interior da dinâmica de construção de “memórias públicas” (Grupo Memória Popular, 2004) da cidade de Toledo-PR, em princípios da década de 2000. Conforme constatado em trabalhos anteriores, existe nessa cidade uma memória cristalizada, que versa sobre a fundação do lugar (ocorrida em 1946), seus “primeiros tempos” (principalmente as décadas de 1940 e de 1950) e os moradores “pioneiros”, considerados como os grandes protagonistas da história local. Em tais versões do passado, são eclipsadas outras pessoas e processos históricos, assim como a desigualdade social e a diversidade cultural, que sempre pontuaram a existência do lugar. Diante disso, o texto questiona como o livro didático se conecta e dialoga com essas construções memorialísticas, qual seu papel na difusão (e também reelaboração) de tais memórias locais, bem como indaga o caráter da mensagem que o manual busca transmitir aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da rede municipal de educação.
References
“EMPRESAS EXISTEM para fazer as pessoas felizes”. Oeste, Cascavel/PR, ano IX, n. 89, pp. 6-10, dezembro de 1993. Entrevista.
A CRISE e o amor a Toledo. Jornal do Oeste. Toledo/PR, ano 13, n. 3191, p. 2, 14 de dezembro de 1996. Editorial.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 133-221.
CAINELLI, Marlene Rosa. A construção do pensamento histórico em aulas de história no ensino fundamental. Tempos históricos. Cascavel/PR, Unioeste, vol. 12, pp. 97-109, 1. Semestre de 2008.
CALLAI, Dolair Augusta; AVANCINI, Elsa Gonçalves e ZARTH, Paulo Afonso. Repensando o oeste do Paraná. Cascavel/PR: Assoeste; Ijuí/RS: FIDENE, 1983.
CARNASCIALI, Carlos Humberto; CIMINELLI, Rossana Ribeiro; MARANHO, Eron José; FLORIANI, Dimas; ANGULO, Rodolfo José; FLEISCHFRESSER, Vanessa. Consequências sociais das transformações tecnológicas na agricultura do Paraná. In: MARTINE, George e GARCIA, Ronaldo Coutinho. Os impactos sociais da modernização agrícola. São Paulo: Caetés, 1987. pp. 125-165.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental e movimentos sociais: elementos para uma história política do campo ambiental. Educação: teoria e prática, São Paulo, Unesp, vol. 9, n. 16 e 17, pp. 46-56, jan.-dez. 2001.
CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2007.
CIMAROSTTI, Ana Ria; LINHARES, Kleiton; KUREK, Marta Leonel. Conhecendo Toledo: Ciências da natureza, Geografia e História: 4. Ano. Toledo: Prefeitura Municipal, s/d. 2011[?].
COELHO, Araci Rodrigues. Escolarização: uma perspectiva de análise dos livros didáticos da história. In: ARIAS NETO, José Miguel. Dez anos de pesquisas em ensino de história. Londrina/PR: AtritoArt, 2005.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. São Paulo: Papirus, 2003.
FREITAG, Liliane da Costa. Extremo-Oeste Paranaense: História territorial, região, identidade e (re)ocupação. 208 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Franca/SP, 2007.
FREITAG, Liliane da Costa. Fronteiras perigosas: migração e brasilidade no extremo-oeste paranaense (1937-1954). Cascavel/PR: Edunioeste, 2001.
GRONDIN, Marcelo. O alvorecer de Toledo: na colonização do oeste do Paraná (1946-1949). Marechal Cândido Rondon/PR: Germânica, 2007.
GRUPO MEMÓRIA POPULAR. Memória popular: teoria, política, método. In: FENELON, Déa Ribeiro; MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto de; KHOURY, Yara Aun. (orgs.). Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho d’Água, 2004. p. 282-295.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
IBGE. Brasil/Paraná/Toledo. In: IBGE Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/toledo/panorama>. Acesso em 10 de dezembro de 2019.
LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas/SP: Papirus; Editora da Unicamp, 1986.
LUQUETA, Noeli Mekelburg e LANGEMANN, Tânia Maria Iakivacz. Apresentação. In: Conhecendo Toledo: Geografia e História. Toledo: Prefeitura Municipal de Toledo, 2004. p. 9.
LUQUETA, Noeli Mekelburg e LANGEMANN, Tânia Maria Iakivacz. Conhecendo Toledo: Geografia e História. Toledo: Prefeitura Municipal de Toledo, 1999.
LUQUETA, Noeli Mekelburg e LANGEMANN, Tânia Maria Iakivacz. Conhecendo Toledo: Geografia e História. Toledo: Prefeitura Municipal de Toledo, 2004.
MACHIAVELLI, Ermínia. “Professores e alunos”. In: LUQUETA, Noeli Mekelburg e LANGEMANN, Tânia Maria Iakivacz. Conhecendo Toledo: Geografia e História. Toledo: Prefeitura Municipal de Toledo, 2004. p. 7.
MUNAKATA, Kazumi. Histórias que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar. Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2007. p. 271-296.
NIEDERAUER, Ondy Hélio. Toledo no Paraná: a história de um latifúndio improdutivo, sua reforma agrária, sua colonização, seu progresso. 2. ed. Toledo: Tolegraf, 2004.
POLÍCIA FLAGRA e prende invasores em aterro. Jornal do Oeste. Toledo/PR, ano 24, n. 6.355, p. 5, 9 de agosto de 2007. Segurança.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, CPDOC/FGV, vol. 2, n.º 3, pp. 3-15, 1989.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO. Cartilha de Toledo. Toledo: Prefeitura do Município de Toledo, 1985.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO. Toledo e seus distritos (Repensando os distritos de Toledo). Toledo: Prefeitura do Município de Toledo, 1986.
PUNDEK, Murillo. Coluna Agronómica. O Oeste. Toledo/PR, ano I, n. 2, p. 2, 13 de setembro de 1953. Apud Idem. p. 102.
RIBEIRO, Sarah Iurkiv Gomes Tibes. Um passe de mágica: breve ensaio sobre a construção da inexistência de índios no oeste paranaense. Tempo da Ciência. Toledo, Unioeste, v. 8, n. 15, pp. 59-68, jan./jun. 2001.
SANTOS, Reginaldo Aparecido dos. Narrativas urbanas: cidade, fotografia e memória, Toledo-PR (1950-1980). 174 f. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon/PR, 2010.
SCHALLEMBERGER, Erneldo. O Guairá e o espaço missioneiro: índios e jesuítas no tempo das missões rio-platenses. Cascavel/PR: Coluna do Saber, 2006.
SILVA, Oscar; BRAGAGNOLLO, Rubens; MACIEL, Clori Fernandes. Toledo e sua história. Toledo: Prefeitura Municipal de Toledo, 1988.
SOUZA, Ivanor Mann. “A voz do Oeste” e suas articulações burguesas e o Estado em Toledo (1964-1970). 195 f. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon/PR, 2010.
STRIEDER, Evandro. A representação fotográfica na página policial do jornal Gazeta de Toledo: olhares em torno da perspectiva da recepção. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social – Jornalismo), Faculdade Sul Brasil, Toledo/PR, 2006.
VIOLA, Eduardo J. O movimento ecológico no Brasil (1974-1986): do ambientalismo à ecopolítica. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, ANPOCS, vol. 1, n. 3, fev. 1987. Disponível em: <http://www.anpocs. org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_03/rbcs03_ 01.htm>. Acesso em: 17 de janeiro de 2012.
WACHOWICZ, Ruy Christowam. Obrageros, mensus e colonos: História do oeste paranaense. Curitiba: Ed. Vicentina, 1982.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar ed. 1979.
YOSHIDA, Iraci da Silva Menezes. (coord.). Com licença, somos distritos de Toledo: projeto repensando os distritos de Toledo. Prefeitura Municipal de Toledo: Toledo, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.