A importância da sala de apoio à aprendizagem em um colégio indígena Guarani

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Autores

  • Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marcos Lübeck Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOSTE

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4249

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Diferenciada.

Resumo

O objetivo neste artigo é evidenciar, a partir de experiências de ensino e pesquisa de um professor de Matemática, a importância da sala de apoio à aprendizagem, bem como mostrar como esta é necessária aos alunos que frequentam um colégio estadual indígena. O texto respalda-se numa investigação qualitativa, cuja abordagem metodológica foi a observação participante e o seu desenvolvimento deve-se ao primeiro autor, o qual está envolvido com o ambiente investigado a alguns anos como professor e pesquisador, onde busca estudar e compreender a cultura Guarani para melhor poder ensinar, sempre pautando suas práticas no respeito, na solidariedade e na cooperação com seus alunos. Portanto, são enfocadas aqui ações realizadas com um grupo de alunos do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, localizado no interior do município de São Miguel do Iguaçu, na região oeste do Estado do Paraná/Brasil. Com isso, mostram-se peculiaridades nos modos de ser indígena, enfatizando nisto a necessidade de uma educação escolar diferenciada, a qual tem direcionado as ações docentes por caminhos que fazem sobressair as particularidades culturais Guarani e a contextualização no ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação para Ciências e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM), Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu (PPGEn-UNIOESTE). Licenciado em Matemática, pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI). Licenciado em Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-graduado em Educação do Campo, Educação Especial Inclusiva, Metodologia de Matemática e Física, pela Faculdade São Luiz. Atualmente é professor de Matemática e Física no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo. Sua proposta de pesquisa é a diversidade no ensino de matemática, levando em consideração a realidade sociocultural dos alunos e seus contextos educacionais. Promovendo um amplo olhar para as diferentes didáticas no ensinar Matemática/Física. Em especial as comunidades Indígenas Guarani. Tem experiência em Educação Matemática, com ênfase em Etnomatemática, História da Matemática, Educação Especial e Educação Indígena.

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOSTE

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria/RS. Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Rio Claro/SP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu/PR - no Curso de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nas Relações entre História, Cultura e Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Educação Matemática e Diversidade; Etnomatemática e Educação Etnomatemática; História das Matemáticas de Diferentes Culturas; Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Tardo Ribeiro, R. G., & Lübeck, M. (2020). A importância da sala de apoio à aprendizagem em um colégio indígena Guarani. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 148–165. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4249