A importância da sala de apoio à aprendizagem em um colégio indígena Guarani
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4249Palabras clave:
Ensino de Matemática, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Diferenciada.Resumen
O objetivo neste artigo é evidenciar, a partir de experiências de ensino e pesquisa de um professor de Matemática, a importância da sala de apoio à aprendizagem, bem como mostrar como esta é necessária aos alunos que frequentam um colégio estadual indígena. O texto respalda-se numa investigação qualitativa, cuja abordagem metodológica foi a observação participante e o seu desenvolvimento deve-se ao primeiro autor, o qual está envolvido com o ambiente investigado a alguns anos como professor e pesquisador, onde busca estudar e compreender a cultura Guarani para melhor poder ensinar, sempre pautando suas práticas no respeito, na solidariedade e na cooperação com seus alunos. Portanto, são enfocadas aqui ações realizadas com um grupo de alunos do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, localizado no interior do município de São Miguel do Iguaçu, na região oeste do Estado do Paraná/Brasil. Com isso, mostram-se peculiaridades nos modos de ser indígena, enfatizando nisto a necessidade de uma educação escolar diferenciada, a qual tem direcionado as ações docentes por caminhos que fazem sobressair as particularidades culturais Guarani e a contextualização no ensino de Matemática.
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