A relação pedagógica entre professor e aluno na Educação Básica: indicadores para o planejamento e a realização do trabalho pedagógico a partir do Movimento Escoteiro

Visualizações: 600

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4420

Palavras-chave:

Movimento Escoteiro. Educação não formal. Pedagogia alternativa.

Resumo

Este artigo tem como tema central a interação entre professor e aluno na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Utiliza como subsídio o desenvolvimento do trabalho educativo em uma iniciativa de educação não formal, o Movimento Escoteiro. O texto apresenta o pressuposto de que o trabalho pedagógico desenvolvido com a participação e a organização dos sujeitos diretamente envolvidos por meio do diálogo pode oferecer melhores resultados e engajamento, o que leva à questão: Quais as características da relação pedagógica entre alunos e professor fundadas na participação e no envolvimento dos sujeitos no processo de planejamento e de realização do trabalho pedagógico? O objetivo do artigo é, assim, compreender como se dá a relação pedagógica entre jovens e adultos no desenvolvimento de atividades educativas em um grupo de escoteiros, de forma a analisar como essa experiência pode contribuir para o planejamento e o desenvolvimento das atividades escolares na educação formal. Para o desenvolvimento da investigação, foi realizada pesquisa de campo, do tipo observação participante, em sete encontros, para entender as atividades desenvolvidas por dois grupos de jovens do Movimento Escoteiro, na cidade de Curitiba-Paraná.  

Biografia do Autor

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor e mestre em Educação. Licenciado em Filosofia e Pedagogia. Professor de Filosofia no Ensino Médio e Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Novas Tecnologias do Centro Univertário Internacinal Uninter. Lider do Grupo de Pesquisa - CNPq - Educação Tecnologia e Sociedade.

Fabio Antonio Gabriel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor e mestre e em educação pela UEPG; Licenciado em Filosofia, professor de filosofia da Rede Estadual do Paraná, foi bolsista de doutorado com apoio CAPES/Fundação Araucária

Guilherme Ruthes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel Ciências Sociais (2009) e licenciado em Pedagogia (2016) pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Organização do Trabalho Pedagógico (2015) e Mestre em Educação e Novas Tecnologias (2018) pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Atualmente atua como sociólogo - CERNE Ambiental Ltda. e pedagogo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, educação, formação de adultos e indicadores para o trabalho pedagógico.

Referências

ARAUJO, I. dos S. C. Implantação do ensino médio politécnico da rede pública do Rio Grande do Sul e a pesquisa na escola: estudo de caso. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

ARAUJO, M. dos S. A produção de texto e a prática docente em questão: uma sala de aula da 4ª série. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2012.

BARDIN, L. Análise do conteúdo. Coimbra: Edições 70, Almedina, 2015.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2013.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996.

CHANES, M. Conhecimento assimilado e percepção da mediação pedagógica em ambientes de aprendizagem. 2013. 155 f. Tese (Doutorado em Fundamentos e Administração de Práticas do Gerenciamento em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

CHIMENTÃO, L. K. Entre quatro binários: um estudo sobre desenvolvimento profissional docente. 2016. 359 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

CORRÊA, A. G. Base de conhecimento docente em educação a distância: um estudo sobre educação musical. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

CORRÊA, M. L. Disciplinamento escolar: suas relações com a autoridade docente e a autonomia estudantil em um primeiro ano do ensino fundamental. 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

CRUZ, J. A. S. Formação profissional e mediação pedagógica na era digital: educar para os meios e os meios para educar. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2015.

DUBET, F. Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2015.

KUNSCH, C. K. As relações entre padrões de consumo e a vivência do tédio em crianças. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

LOURENÇO FILHO, A. Educação e formação humana: desafios para a promoção da autonomia discente. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2013.

NAGAMINI, E. Comunicação em diálogo com a literatura: mediações no contexto escolar. 2012. 193 f. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

OLIVEIRA, S. B. A. S. Avaliação do processo de autorregulação de desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2015.

PORTO, L. B. O tutor no curso de licenciatura em educação do campo UAB/UFPel. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

ROSÁRIO, P. S.; NÚNEZ, J. C.; PIENDA, J. G. Autorregulação em crianças SUB-10 – Projeto Sarrilhos do Amarelo. Porto: Porto Editora, 2007.

SANT’ANA, R. F. Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2013.

SANTOS FILHO, O. R. dos. A mediação como fundamento da educação física escolar: possibilidades e limitações para a práxis educativa. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2014.

SILVA, S. C. da. Processos mediadores desenvolvidos pelo professor pedagogo na Escola Pública Estadual do Paraná: novas dimensões de atuação. 2016. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

SOEIRA, E. dos R. Mediação da aprendizagem colaborativa na EaD: percepções de tutores a distância. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2013.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL. Escotistas em ação. 2. ed. 2015. Disponível em: http://escoteiros.org.br/arquivos/programa/escotistas_em_acao.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL. Princípios, organização e regras. 2013. Disponível em: https://www.escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2016/01/por.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.

VASCONCELLOS, C. dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2008.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

Pinhelli Mendes, A. A., Gabriel, F. A., & Ruthes, G. (2020). A relação pedagógica entre professor e aluno na Educação Básica: indicadores para o planejamento e a realização do trabalho pedagógico a partir do Movimento Escoteiro. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 502–522. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4420