A relação pedagógica entre professor e aluno na Educação Básica: indicadores para o planejamento e a realização do trabalho pedagógico a partir do Movimento Escoteiro
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4420Palabras clave:
Movimento Escoteiro. Educação não formal. Pedagogia alternativa.Resumen
Este artigo tem como tema central a interação entre professor e aluno na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Utiliza como subsídio o desenvolvimento do trabalho educativo em uma iniciativa de educação não formal, o Movimento Escoteiro. O texto apresenta o pressuposto de que o trabalho pedagógico desenvolvido com a participação e a organização dos sujeitos diretamente envolvidos por meio do diálogo pode oferecer melhores resultados e engajamento, o que leva à questão: Quais as características da relação pedagógica entre alunos e professor fundadas na participação e no envolvimento dos sujeitos no processo de planejamento e de realização do trabalho pedagógico? O objetivo do artigo é, assim, compreender como se dá a relação pedagógica entre jovens e adultos no desenvolvimento de atividades educativas em um grupo de escoteiros, de forma a analisar como essa experiência pode contribuir para o planejamento e o desenvolvimento das atividades escolares na educação formal. Para o desenvolvimento da investigação, foi realizada pesquisa de campo, do tipo observação participante, em sete encontros, para entender as atividades desenvolvidas por dois grupos de jovens do Movimento Escoteiro, na cidade de Curitiba-Paraná.
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