O uso de cinema de comédia para o ensino de deontologia farmacêutica: olhares discentes

Visualizações: 662

Autores

  • Lêda Glicério Mendonça IOC - FIOCRUZ (doutoranda) IFRJ (docente)
  • Francisco Romão Ferreira
  • Lúcia Rodriguez de La Rocque

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.443

Palavras-chave:

Ensino farmacêutico. metodologias ativas. ciência e arte. cinema de comédia.

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar as percepções dos alunos quanto à potencialidade do uso de cinema de comédia como subsídio para a construção de estudos de caso, modalidade de metodologia ativa, aplicados à disciplina de Deontologia Farmacêutica. Os dados coletados após análise, categorização e reagrupamento indicaram que a maior parte dos alunos declarou que a prática pedagógica proposta conseguiu coordenar a teoria com a prática; promoveu o senso crítico e a reflexão sobre a prática profissional, que facilitou o aprendizado e que aproximou o alunado de um assunto em princípio considerado árduo. Essas questões ganham apoio na significação do cômico descrita por Bergson e na Pedagogia da Alegria de Snyders. Dessa forma o uso sistematizado da sétima arte pode auxiliar na formação humanística, crítica e reflexiva tão almejada para os profissionais da saúde e preconizadas pelas Diretrizes Nacionais do curso de Farmácia.

 

 

 

Biografia do Autor

Lêda Glicério Mendonça, IOC - FIOCRUZ (doutoranda) IFRJ (docente)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) e graduação em Licenciatura plena em Química - PROGRAMA ESPECIAL pela Universidade Salgado de Oliveira (2006). Atualmente é professora de ensino de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ. Especialista em Homeopatia pelo Instituto Hahanemanniano do Brasil, Mestra e Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Concluiu Doutorado Sanduíche em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra (2014). Tem experiência na área de Farmácia e Química, atuando principalmente nos seguintes temas: boas práticas de fabricação, Inovação tecnológica e deontologia. Pesquisadora da área de Ensino em Ciências e Saúde na linha de pesquisa de Ciência e arte e na discussão de relações de gênero na Ciência.

Downloads

Publicado

02-06-2015

Como Citar

Mendonça, L. G., Ferreira, F. R., & La Rocque, L. R. de. (2015). O uso de cinema de comédia para o ensino de deontologia farmacêutica: olhares discentes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 08–26. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.443