O uso de cinema de comédia para o ensino de deontologia farmacêutica: olhares discentes
Visualizações: 673DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.443Keywords:
Ensino farmacêutico. metodologias ativas. ciência e arte. cinema de comédia.Abstract
O objetivo deste trabalho é verificar as percepções dos alunos quanto à potencialidade do uso de cinema de comédia como subsídio para a construção de estudos de caso, modalidade de metodologia ativa, aplicados à disciplina de Deontologia Farmacêutica. Os dados coletados após análise, categorização e reagrupamento indicaram que a maior parte dos alunos declarou que a prática pedagógica proposta conseguiu coordenar a teoria com a prática; promoveu o senso crítico e a reflexão sobre a prática profissional, que facilitou o aprendizado e que aproximou o alunado de um assunto em princípio considerado árduo. Essas questões ganham apoio na significação do cômico descrita por Bergson e na Pedagogia da Alegria de Snyders. Dessa forma o uso sistematizado da sétima arte pode auxiliar na formação humanística, crítica e reflexiva tão almejada para os profissionais da saúde e preconizadas pelas Diretrizes Nacionais do curso de Farmácia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.