Práticas Não Formais de aprendizagem em Geociências: Museu Virtual Geológico do Pampa
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4449Palavras-chave:
Geociências, Geologia, Museu Virtual, Educação, Educação não formalResumo
Neste trabalho os autores discutem as ações ensino-extensionistas do projeto Museu Virtual Geológico do Pampa (MVGP). O MVGP é um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Pampa campus Caçapava do Sul. O objetivo do programa é, juntamente com a comunidade local, desenvolver ações de aprofundamento, conscientização e ensino de temas como Geoconservação, Patrimônio Geológico, Geoturismo e Educação Geocientífica do Escudo Sul-Rio-Grandense (ESRG). Neste sentido no presente estudo aborda-se as diferentes ferramentas e ensino e divulgação científica desenvolvidas pelo projeto – sobre tudo com enfoque na sua plataforma digital. Esta plataforma conta com diversos mecanismos de ensino geocientífico para os mais diferentes públicos - estudantes, leigos, professores, pesquisadores e, principalmente, para a comunidade do Pampa Gaúcho. Contando com instrumentos como Mapa Geológicos Interativo, Catálogo de minerais e rochas, descrições sistemáticas e informações acerca de mineralogia e cristalografia além de ferramentas como a guia “Geodiversidade do Pampa”, que conta com informações detalhadas – fotografias, mapas, e localização, de locais pontuais do ESRG que remontam a história geológica do estado do Rio Grande do Sul ao longo dos últimos 2.2 bilhões de anos. Assim, o texto trata das ações ensino-extensionistas que o projeto desenvolve, discutindo-o como uma ferramenta de [trans]formação e [aproxim]ação entre a Universidade Federal do Pampa e a comunidade integrando ensino, aprendizagem e extensão universitária.
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