Práticas Não Formais de aprendizagem em Geociências: Museu Virtual Geológico do Pampa

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4449

Palavras-chave:

Geociências, Geologia, Museu Virtual, Educação, Educação não formal

Resumo

Neste trabalho os autores discutem as ações ensino-extensionistas do projeto Museu Virtual Geológico do Pampa (MVGP). O MVGP é um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Pampa campus Caçapava do Sul. O objetivo do programa é, juntamente com a comunidade local, desenvolver ações de aprofundamento, conscientização e ensino de temas como Geoconservação, Patrimônio Geológico, Geoturismo e Educação Geocientífica do Escudo Sul-Rio-Grandense (ESRG). Neste sentido no presente estudo aborda-se as diferentes ferramentas e ensino e divulgação científica desenvolvidas pelo projeto – sobre tudo com enfoque na sua plataforma digital. Esta plataforma conta com diversos mecanismos de ensino geocientífico para os mais diferentes públicos - estudantes, leigos, professores, pesquisadores e, principalmente, para a comunidade do Pampa Gaúcho. Contando com instrumentos como Mapa Geológicos Interativo, Catálogo de minerais e rochas, descrições sistemáticas e informações acerca de mineralogia e cristalografia além de ferramentas como a guia “Geodiversidade do Pampa”, que conta com informações detalhadas – fotografias, mapas, e localização, de locais pontuais do ESRG que remontam a história geológica do estado do Rio Grande do Sul ao longo dos últimos 2.2 bilhões de anos. Assim, o texto trata das ações ensino-extensionistas que o projeto desenvolve, discutindo-o como uma ferramenta de [trans]formação e [aproxim]ação entre a Universidade Federal do Pampa e a comunidade integrando ensino, aprendizagem e extensão universitária.

Biografia do Autor

Cristiane Heredia Gomes, Universidade Federal do Pampa

Professora adjunta na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Caçapava do Sul. Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Graduação e mestrado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002; 2006).

Diogo Gabriel Sperandio, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Geologia - Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Gomes, C. H., & Sperandio, D. G. (2023). Práticas Não Formais de aprendizagem em Geociências: Museu Virtual Geológico do Pampa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4449